A fenomenologia da religião

Páginas: 14 (3345 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
FATEM – FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA, LETRAS E
CIÊNCIA HUMANAS
CURSO DE CONVALIDAÇÃO
VANDALVA MARIA MOREIRA OLIVEIRA

A FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO

Trabalho apresentado ao Profº José Carlos de Mendonça
Da Matéria Fenomenologia da Religião.
DoCurso Convalidação de teologia.



Feira de Santana-Ba
2012

A FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO
A Religiosidade das pessoas é observada pelo comportamento na vida diária. Através do jeito de entrar e sair de um local, também uma expressão corporal quando alcança o sucesso de uma boa pesca ou caça a forma do controle alimentar, o jeito de olhar certos objetos o pronunciamento de algumaspalavras ao entrar nas águas do mar, piscina, etc. Somam-se ainda os ritos e mito vindo do tempo antigo.
A Fenomenologia da Religião se ocupa em conhecer os fenômenos da religiosidade a fim de entender o que envolve as ideias que norteiam estes pensamentos e seus significados. Cacio Silva aconselha aos Evangelista que antes de pregar o Evangelho deve fazer um prévio levantamento de dados sobre acultura do povo que vai ser evangelizado.
Cacio Silva relata que em algumas áreas no meio de uma cultura oferece possibilidade de análise, exemplo: o sistema de parentesco, o político, a cultura material. Para isso é utilizado métodos adequados encontrados na ciência específica. A Antropologia cultural é a ciência mais adequada para colaborar com os missionários a fim de compreender os povos que elespretendem evangelizar.
A Língua e a religião são conhecidas como dois sistemas culturais amplos e complexos sendo abordados com mais critérios. Segundo Lothar Maser, etnólogo alemão: “a religião é um fenômeno universal, presente em todas as culturas”. O discurso de Cácio Silva sobre ateísmo é que essa manifestação não passa de cunho individual ou opção sociopolítica. Observando pelo ângulocultural todo grupo social apresenta uma vertente religiosa.
A Antropologia cultural em uma das suas ramificações etimológica relata através de um apanhado geral dentre os povos uma análise da sua cultura. Cácio esclarece que através da linguística antropológica é feito uma análise da língua. Mas para analisar a religião se faz por meio da fenomenologia cultural, pois este veículo utiliza ferramentasapropriadas tal qual a linguística no estudo da língua. Vale salientar que no Brasil o estudo antropológico e linguístico é muito solicitado nos currículos dos missionários enquanto que a fenomenologia não é muito exigida.
PARECER CRITICO SOBRE O TEXTO
O Texto acima explica sobre a Fenomenologia da Religião que é um jeito de como o missionário ou teólogo deve portar-se para entender a culturado povo que tem-se como interesse evangelizar. O autor deste texto é o teólogo Cacio Silva, ele se preocupou em passar o conhecimento a todos os interessados por este trabalho. O Conhecimento da cultura é de fundamental importância. Mostra também a diferença entre a Antropologia cultural e a fenomenologia da religião esta tem como objetivo analisar os fenômenos que ocorrem na religião.HISTÓRIA DA ESCOLA FENOMENOLÓGICA
O Século XX foi época que a fenomenologia teve mais firmeza como corrente filosófica isso só veio acontecer depois de uma divergência durante o estudo comparativo das religiões. Desde 1764 o termo fenomenologia tornou-se conhecido através de Johann Heinrich, suíço-alemão e também matemático.
A fenomenologia ganhou rumo de destaque, quando Edmund Husserl (1859-1938)desenvolveu um método fenomenológico, que foi comprovado por meio de sua obra “Investigações lógicas” 1900-1901. Logo após construiu o Centro da Gravidade de grande parcela do pensamento filosófico do século XX. Sua influencia se estendeu a todas as ciências humanas. A partir daí tornou-se necessárias nas mais diferentes áreas do conhecimento como as ciências e os meios de expressão.
Entretanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenomenologia da Religião
  • Fenomenologia
  • Fenomenologia
  • Fenomenologia
  • Fenomenologia
  • Fenomenologia
  • FENOMENOLOGIA
  • Fenomenologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!