A FAM LIA BRASILEIRA CONTEMPOR NEA Eliane Professora 1

963 palavras 4 páginas
RESUMO
DO LIVRO

O QUE É FAMILÍA
Páginas 72 à 90

TURMA: 6ºNA
Alunos:
Elizabeth Fatima Silva
Jorge Marcos Tenório
Luzia Beatriz de Oliveira
Maria Gracilene de Sousa Fortes
Maria do Socorro Pereira Maia de Sousa
Regina Helena de Araújo Menezes
Abril/2015

A FAMÌLIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
As forças sociais da industrialização e a urbanização afetam as sociedades conhecidas transformando-as com avanços e recuos em um só sentido a caminho da generalização do tipo família nuclear. Esse fenômeno pode ser observado no Brasil. A nostalgia mistura dos imigrantes de diversos países europeus idealizando modelos em nosso país.
Com os portugueses normas jurídicas, costumes e tradições, Doutra parte os índios que mantiveram seus conceitos que os missionários da época tentaram converter pra hábitos cristãos. Em outro os africanos que foram extremamente proibidos de manter suas próprias tradições as decisões a este era de seu proprietário/dono: normas essas que se modificaram através dos tempos; a Lei do Ventre Livre foi um dos primeiros passos.
A população brasileira e resultante de miscigenação imigrante europeu (portugueses, holandeses, italianos alemães, etc...) indígenas civilizados e negros libertos. Hoje se formam outros grupos com suas tradições sem duvidas, mas submetem-se a nossa constituição e ao nosso direito em todas as suas jurisdições.
Apesar de toda essa variedade de origens existe um consenso em torno de certos modelos familiares. Naqueles tempos existia “patriarca” Chefe da família homem autoridade total divisão exata de tarefas para cada membro da casa todos tinha direitos e tarefas. Uma família modelo: estabilidade econômica, base religiosa moral educacional e profissional. Havia-se fidelidade nos casamentos. Hoje dizem que progredimos, pois, deixamos o velho vivemos o novo para os saudosistas “progressistas” um avanço um sistema mais aberto para relacionamentos interpessoal.
O mito da grande família unida de sólidos e princípios, frutos de

Relacionados