A família e o portador de síndrome de down

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
A família e o portador de Síndrome de Down

Quando as famílias,recebem a notícia de que o filho é portador de síndrome de Down, é necessárioo máximo de segurança, apoio, confiança e dignidade, tudopara que elas não fujam da realidade, mas enfrentem-na e construam algo. Por isso, os assistentes sociais devem estar em sintonia com a paz e o bem-estar, pois é principalmente o amor,dedicação epaciência que garantem a humanidade das pessoas.
Geneticamente falando,a síndrome de Down é o resultante de um acidente genético causado pela trissomia do cromossomo 21, que ocorre em uma determinadafase do desenvolvimento intra-uterino.A pessoa com esta anomalia possui 47 cromossomos, ao invés dos 46 encontrados em indivíduos normais.Pessoas que possuem síndrome de down apresentam algumascaracterísticas tais como: fissuras palpebrais oblíquas,protrusão da língua, orelhas pequenas e de implantação baixa,defeitos cardíacos congênitos etc.
Em média 3 % da população mundial é portadora desíndrome de down,tendo maior prevalência em brancos e raramente em negros.É mais comum se apresentar em mulheres com idade materna mais avançada (o risco para idade materna de 25 anos é de um em 1350; aos 35anos, de um em 384; aos 45 anos, de um em 28).
De acordo com pesquisas,a aceitação dos portadores da síndrome de Down pela família dentro de uma determinada localidade,é de extrema importância paraque haja planejamento de programas para propagar informações e preparar as famílias e a sociedade para o recebimento de uma criança portadora de síndrome de down.
A família deve se adaptar a novarealidade e se organizar para viver a experiência de conviver com um portador da síndrome.
A família é o principal fornecedor de condições para que haja um processo harmônico e equilibrado para que acriança crie meios para se individualizar e crescer como um ser único no mundo.
Uma criança com síndrome de down,tem um processo evolutivo mais lento,porém apresenta perfeitamente condições para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A dificuldade da família com portador de síndrome de down na sociedade
  • Casamento Entre Portadores Da Sindrome De Down
  • A alfabetização dos portadores da síndrome de down
  • : Inclusão dos Portadores de Síndrome de Down
  • sexualidade do portador de sindrome de Down
  • A convivência da família com o portador de Síndrome de Down à luz da Teoria Humanística
  • Sindrome de down/familia
  • Sobrepeso e obesidade em portadores de síndrome de down

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!