A família como base para a economia

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2011
VANÊSSA LOPES MARDINE

A FAMÍLIA COMO BASE PARA A ECONOMIA

Paper apresentada como requisito para obtenção de avaliação da atividade à distância 2, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISULVIRTUAL.

ORIENTADOR: JOEL IRINEU LOHN

PORTO ALEGRE
2008

Nós nos reproduzimos através de gerações sucessivas. E a unidade básica de organização desta reprodução é a família. Oupelo menos foi: hoje, o processo está se tornando incomparavelmente mais complexo e diversificado.
As famílias são consideradas, as unidades básicas de análises, já que são a unidade institucional mais simples que pode determinar as decisões de consumo e acumulação na economia.
Toda família parte de um nível de necessidades, que devem ser cobertas com um verdadeiro nível de rendimento de hoje eexpectativas de rendimentos para o futuro. Ademais, como é lógico, têm um problema; uma restrição orçamentária, a qual representa, o nível máximo de consumo que podem fazer.
Um tema central em Macroeconomia, é a forma como as famílias repartem seu rendimento entre consumo e poupança, sem dúvida, esta é uma das decisões fundamentais que devem tomar as pessoas.
No enfoque neoclássico a família seconcebe como unidade, e isso supõe unificação de recursos. Quanto ao recurso tempo, na oferta de trabalho para o mercado trabalhista, cada membro tem em conta as circunstâncias dos outros, e de acordo com a produtividade cada membro decide quantas horas oferecer no mercado trabalhista e quantas destinar às atividades não remuneradas do lar.
Também se assume um rendimento unificado; um aumento realdeste pode ter efeitos diferentes para cada membro.
Segundo WAINERMAN (1981), existe evidência empírica que demonstra que se a capacidade de rendimento das mulheres não varia, um incremento no rendimento familiar tende a reduzir sua participação na força de trabalho; ao contrário, se o rendimento do resto dos membros da família permanece constante, um aumento do salário da mulher traduz-se emmaior oferta de tempo ao mercado trabalhista.
Como unidade econômica, a família toma decisões racionais; procura obter o máximo bem-estar ao menor custo possível como resultado da melhor combinação de recursos; este exercício se reflete na maximização da utilidade ou satisfação do grupo. Isto é, a família "economiza e efetua desejos racionais ao escolher entre alternativas de ação. A palavraracional significa a eleição de

qualquer rota de ação que maximize o bem-estar “. Ao nível de uma família individual, esta decisão afeta seu bem-estar econômico ao longo do tempo.
As famílias que optam por consumir mais no presente e portanto poupam menos, terão que consumir menos no futuro. O efeito acumulativo das decisões no consumo e a poupança das famílias contribui para determinar a taxa decrescimento dentro da economia, a balança comercial e o nível de produto e emprego.
O esforço por atingir o máximo bem-estar possível requer uma seleção da mais apropriada combinação de bens e serviços como fontes de utilidade. Numa economia de mercado estas fontes são providas pela família mediante a atribuição de tempo para a transformação de mercadorias compradas com o rendimento obtido nomercado trabalhista.
A análise deste tema parte da teoria dos ciclos da “vida para o consumo e a poupança: A família percebe um fluxo de rendimentos durante sua vida, que se estende por vários períodos ou anos e por tanto, precisa selecionar uma trajetória de consumo através de sua vida que seja consistente com seus rendimentos ao longo deste mesmo lapso”.
A visão que quero aqui esboçar, é quea transformação da família pertence a um conjunto de mudanças mais amplas, e que não se trata apenas de lamentar a sua dissolução: trata-se de repensar o processo de rearticulação do nosso tecido social.
Em qualquer período dado, a família pode consumir menos ou mais do que seu rendimento em tal período. Se consumir menos e poupar mais, com o tempo, essa poupança se usará para pagar um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • base economia
  • A base da economia
  • Base e direito de família
  • A familia a base da sociedade
  • Familia a base de tudo
  • Família base da sociedade
  • A familia e a base da sociedade
  • Petroleo, a base da economia moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!