A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO COMO FATOR DE RISCO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO DE ÁREAS PERIFÉRICAS DA CIDADE DE SALVADOR

Páginas: 19 (4511 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO COMO FATOR DE RISCO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO DE ÁREAS PERIFÉRICAS DA CIDADE DE SALVADOR

THE LACK OF SANITATION AS A RISK FACTOR FOR THE HEALTH OF THE POPULATION OF PERIPHERAL AREAS OF THE CITY OF SALVADOR


Monique Ribeiro Cedraz1



RESUMO


O objetivo da presente pesquisa bibliográfica e exploratória foi apontar os riscos à saúde da populaçãoperiférica de Salvador, causados pela falta de saneamento básico. Com a pesquisa empírica realizada, concluiu-se que na medida em que a população não encontra estruturas de saneamento e precisa conviver com esgotos a céu aberto, falta de água encanada, lixo acumulado no solo, pouco acesso a alimentação de qualidade e pouca instrução sobre saúde e higiene, proliferam-se doenças parasitárias, endêmicas emesmo aumenta-se o índice de mortalidade infantil e o número de internamentos.


Palavras-chave: Saúde. Saneamento. Risco. Salvador.


ABSTRACT


The objective of this literature search was exploratory and point out the health risks of peripheral population of Salvador, caused by lack of sanitation. With the empirical research, it was concluded that since the population finds no sanitationfacilities and must live with open sewers, lack of running water, garbage accumulated in the soil, poor access to quality food and little education about health and hygiene, proliferate parasitic diseases, endemic and even increases the infant mortality rate and the number of admissions.


Keywords: Health Sanitation. Risk. Salvador.




INTRODUÇÃO


A disponibilidade de água potávele saneamento básico adequado é um direito humano básico, que irá moldar o desenvolvimento e coesão do desenvolvimento social dos povos (BOBBIO, 2004).
A relação entre a saúde pública e a água para uso humano é um fato irrefutável, tanto diretamente através da água utilizada para comer ou beber, higiene pessoal na casa e na indústria de alimentos e, indiretamente, através da utilização da águapara recreação e reutilização de águas residuais tratadas, não esquecendo a conseqüente escassez de água ou falta de sistemas de desenvolvimento de saneamento, socioeconômicas e de saúde da população (ANS, 2012). 
Portanto, o controle da influência dos fatores ambientais na saúde, relacionadas com a água nas suas diversas formas, tem de ser orientado para a formação de programas, planos de ação eregulamentos nacionais e internacionais que busquem a melhoria sanitária e a manutenção da vida. Entretanto muitas regiões ainda recebem pouca atenção dos poderes públicos, encontrando-se expostas a elementos que podem comprometer a saúde populacional.
Em Salvador tal situação tem sido cada vez mais observada quando se trata da região periférica, deixando clara a relação entre a falta desaneamento básico e a ocorrência de doenças, fazendo surgir o problema adotado na presente pesquisa: Até que ponto a falta de saneamento básico pode ser considerada um fator de risco para a saúde das populações de regiões periféricas de Salvador?
O objetivo geral da pesquisa é apontar os riscos à saúde da população periférica de Salvador, causados pela falta de saneamento básico. Já os objetivosespecíficos são: identificar a relação entre saneamento básico e saúde pública, conceituar saneamento básico, analisar a perspectiva da população periférica de Salvador sobre sua condição de saneamento básico e o impacto em sua saúde.
Os efeitos da falta de saneamento básico sobre a saúde da população devem ser medidos pela avaliação da incidência de doenças associadas, mortalidade infantil e mesmo pelapercepção de qualidade de vida, pois tamanha é a importância do assunto para a sociedade. Quando não existe saneamento em determinadas regiões toda a saúde da população encontra-se comprometida, fazendo-se preocupação não apenas das comunidades envolvidas, mas do Estado e da comunidade científica, daí sua essencialidade para o presente trabalho. Este não só trará informações já existentes sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saneamento básico e seus impactos na saúde da população
  • Falta de Saneamento Básico
  • Falta de saneamento Basico
  • Saneamento Basico de areas rurais
  • saúde- saneamento básico
  • Sistema de informações geográficas como suporte à tomada de decisão nas áreas de saneamento básico e saúde
  • Fatores de risco a saúde
  • Fatores de risco a saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!