A face oculta das organizações

Páginas: 9 (2019 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2011
[pic]

JULIO CESAR LEACHI – RA 1111191
LUCAS
ORLANDO

IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
CAP 9 - A FACE REPUGNANTE
(RESUMO)

São Bernardo do Campo
1º sem. 2011
[pic]

JULIO CESAR LEACHI – RA 1111191
LUCAS
ORLANDO

IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
CAP 9 - A FACE REPUGNANTE
(RESUMO)

Trabalho sobre o livro “Imagens da Organização”. Resumo do capítulo 9apresentado à disciplina Administração Geral, no primeiro semestre matutino) do Curso Informática para Negócios, sob a orientação do prof. Me.Antônio Carlos (Tony).

São Bernardo do Campo
1º sem. 2011

RESUMO
CAP. 9 “A FACE REPUGNANTE”

As Organizações Vistas como Instrumentos de Dominação

A cada dia somos bombardeados com alimentos industrializados que a longo prazo pode provocar inúmerasdoenças.
A poluição ambiental expelida pelas industrias poluem mananciais, lagos e acabam por contaminar lençóis freáticos, comprometendo até a sobrevivência futura.
Trabalhar em muitas organizações pode ser demasiadamente perigoso, pois muitas organizações não prezam pelo cuidado e pela segurança de seus colaboradores.
No terceiro mundo as multinacionais não tem a menor consideração com apopulação local no que diz respeito a saúde e sobrevivência.
Este quadro terrível reflete o que o primeiro ministro inglês Edward Heath descreveu como a “face repugnante” da vida organizacional.

Organizações como dominação

Ao longo da história, as organizações se mostram como fonte dominadora dos homens que desde a construção da pirâmides até os dias de hoje, tudo gira em torno do uso da mão de umamaioria trabalhadora exercendo obrigações que satisfazem ao interesse da minoria.
Este aspecto da organização tornou-se foco de estudo que atraiu pessoas como Karl Marx, Max Weber e Robert Michels.
Weber destacou que a dominação organizacional pode ocorrer de maneiras diferentes, como pela coação direta ou por regras que sutilmente estabelece uma vontade predominante sobre os outros.
Weberidentificou três tipos de dominação social que podem tornar-se formas legítimas de autoridade ou poder. São elas:
Dominação carismática – quando um líder carismático usa de sua “lábia” para dominar.
Dominação tradicional – quando o poder de mando tem por base as tradições e os costumes.
Dominação Racional-legal – quando o poder é legitimado por leis, regras, regulamentos e procedimentos.
RobertMichels manifestou preocupações similares quando viu nas políticas das osganizações diferentes tendências oligárquicas, onde o poder é restrito a um grupo e a democracia nada mais é do que uma fachada..
Tudo isto reflete o pensamento de Karl Marx que atribui a dominação como instrumento para a geração e acumulação de capital.

Como as organizações usam e exploram os seus empregados

Numa peçade teatro intitulada “A morte do caixeiro viajante” um vendedor que depois de servir por muito tempo a sua instituição, é posto de lado e esquecido ao ponto de ser descartado pela mesma. Este vendedor termina por se suicidar pois não consegue administrar a pressão de ter sido visto como o “bagaço de uma laranja”.
Esta peça retrata muitas vezes o que as organizações fazem com o seu pessoal, ondese explora ao máximo usando quando lhes é conveniente e descartando logo em seguida.
Não é raro ver casos de executivos que depois de longos anos a frente de uma organização e não é mais “rentável” à mesma, se vê abandonado e sozinho.
A opinião dos teóricos organizacionais, embora houvesse um pequeno avanço em ralação a Era Industrial, o mesmo padrão de exploração continua a existir hoje deforma leve e sutilmente em muitas organizações.

ORGANIZAÇÃO, CLASSE E CONTROLE

Os primeiros tipos de organizações tiveram origem nas sociedades hierarquizadas nas quais um grupo social se impunha aos demais. Esta sociedade tornou-se ainda mais estratificada por certos indivíduos que executavam serviços à classe dominante, como os padres, escrivães comerciantes e mercadores, estes formavam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • face oculta
  • Face oculta
  • face oculta
  • face oculta
  • A face oculta
  • a face oculta
  • RESUMO
  • A face oculta da Caridade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!