a fabrica de chocolate

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2014
 Engenharia Biotecnológica – Turma IX





Cromatografia:
Em papel (CP) – Separação de ânions
Em camada delgada (CCD) – Separação dos compostos de um
Comprimido de AAS








Disciplina: Química Analítica

Assis – SP
2012
Cromatografia

Introdução:
A cromatografia é um método físico-químicoquem tem com função principal a separar. A técnica da cromatografia é a separação de misturas e identificação de seus componentes, para que a separação ocorra depende da diferença entre o comportamento dos analitos na fase móvel e na estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, eespecíficos efeitos de afinidade e solubilidade.
Há varias técnica de cromatografias utilizadas, nestes experimentos em especial foram usadas às técnicas: Cromatografia em Papel (CP) e Cromatografia em Camada Delgada (CCD).
A cromatografia em papel é técnica de partição, utilizam dois líquidos, ou misturas de líquidos, um atuando como fase móvel (eluente) e outro atuando como fase estacionária.Ocorre a retenção das substâncias devido às diferentes afinidades com as fases estacionária e móvel. Utiliza-se papel normal ou papel de filtro (mais utilizado) como suporte da fase estacionária.
A cromatografia em camada delgada é a técnica de adsorção líquido-sólido. Onde a separação é vista pela diferença de afinidade dos componentes de uma mistura pela fase estacionária. Sendo tambémutilizada para a identificação de frações coletadas em cromatografia liquida clássica. Um parâmetro de muita importância é o fator de retenção (Rf), que é a razão entre a distância percorrida pela substância em questão e a distância percorrida pela fase móvel, os valores ideais para a Rf estão entre 0,4 e 0,6. Normalmente são usadas placas de vidro, analítica e preparativa; Para a fase estacionaria sãousadas à sílica em gel, alumina, terra diatomácea e celulose. Por ser um método simples, rápido, visual e econômico, a CCD é a técnica mais usada para o acompanhamento de reações orgânicas.

Materiais e Métodos

- Cromatografia em Papel (CP): Separação de ânions

Materiais:
- Quatro (4) tiras de papel filtro (3x5 cm);
- Quatro (4) béqueres de 50 ml;
- Quatro (4) placas de Petri ouvidros de relógio;
- Tubos capilares;
- Solução padrão de cloreto de sódio 3% (m/v) (10 ml);
- Solução padrão de brometo de potássio 2% (m/v) (10 ml);
- Solução padrão de iodeto de potássio 2% (p/v) (10 ml);
- Fase móvel: acetona/ água 5:1 (150 ml);
- Solução reveladora: nitrato de prata 1,5% (m/v) (150 ml);

Método:
Nas tiras de papel filtro marcar com um lápis a linha de partida e a dechegada da fase móvel a 0,5 cm das extremidades do papel. O próximo passo é colocar a fase móvel (acetona/água) nos béqueres, que serão utilizados como cubas cromatográficas, de modo q cubra o fundo das vidrarias e aderir um papel filtro ás suas paredes laterais, para que a faze móvel de espelhem uniformente nas vidrarias, e tampar os béqueres com plástico filme.
Com um capilar aplicar uma (1) gotade solução de cloreto de sódio em um ponto da linha de partida de umas das tiras de papel filtro. Esta gota não pode ter mais que 0,5 cm de diâmetro.
Deve-se repedir este procedimento em dois outros papeis filtro com a solução de brometo de potássio e iodeto de potássio.
Em seguida deve-se trabalhar com as três soluções em mistura. Introduzir as tiras de papel nos béqueres de modo q asextremidades inferiores, ponto de partida, mergulhe na fase móvel e tampar os béqueres com uma placa de Petri. Tome cuidado para q o líquido não cubra a linha de partida das amostras.
Assim que a fase móvel atingir a linha de chegada, remover as tiras de papel e deixa-las secar ao ar livre.
Por fim umedecer ou borrifar nas tiras de papel a solução reveladora e medir os valores de Rf para cada ânion e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fabrica de chocolate
  • Fabrica de chocolate
  • Fabrica De Chocolates
  • Fábrica de chocolate
  • A fabrica de chocolate
  • Fábrica de chocolate
  • Fabrica De Chocolate
  • FABRICA DE CHOCOLATE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!