A Física no judo

Páginas: 6 (1323 palavras) Publicado: 3 de julho de 2014
A física do judô



Por ser uma arte praticada em todo o mundo comumente encontramos no Judô diferentes formas ou padrões de treinamento. Apesar disso, algumas técnicas são seguidas fielmente em toda rotina de treino, em qualquer lugar, como os rolamentos ou amortecimentos de quedas, conhecidos no Judô como UKEMIS.

Criados por Jigoro Kano, fundador doJudô, passaram a ser um grande diferencial nessa nova estrutura de arte marcial, tornando-a assim mais segura e racional do que as antigas artes praticadas.

A intenção desse texto e fazer com que todos os judocas (ou mesmo
os leigos) que o leiam realmente entendam o porque de se praticar tais treinamentos, como Jigoro Kano cita em vários de seus trabalhos, oque difere o Judô das outras artes marciais, alem do seu fundamento de educação e o 'saber por que' de cada técnica, a universalização sem os segredos de outros tempos. Buscando então explicar a necessidade, exemplificando com algumas definições básicas, esse texto tem a função educativa de compartilhar conhecimentos e propagar ainda mais a estruturacientifica do Judô.

Judô e equilíbrio

Para praticar Judô ninguém precisa ser professor em física, mas para quem deseja ensinar o Judô, o conhecimento de alguns conceitos são de fundamental importância e tem que estar bem claros para continuarmos desenvolvendo com sucesso nosso trabalho.

O primeiro conceito que devemos esclarecer e o de 'equilíbrio', jáque esta presente em todo momento do
Judô como objetivo principal, desequilibrar o adversário Judô como objetivo principal, desequilibrar o adversário equilíbrio.
Dizemos que um corpo esta em equilíbrio quando as resultantes das forcas e torques que atuam sobre ele são nulas. Então, a condição necessária para tirar um corpo do equilíbrio e desequilibrar asforcas ou os torques. No judô, isso e feito deslocando o centro de gravidade do corpo do seu oponente para fora da base.

Centro de gravidade e um ponto que concentra a massa corporal, de
forma grosseira podemos dizer que e o ponto de aplicação do peso do corpo. Nas artes marciais esse ponto e chamado também, e fica localizado no hara (abdômen), um pouco abaixo doumbigo, geralmente.
Ainda mais, o centro de massa do seu oponente e o centro geométrico de distribuição de massa. Pode ser considerado como o ponto onde a forca da gravidade atua. A pessoa estará estável enquanto o seu centro estiver acima da área de apoio esboçada pelos seus pés. Enquanto a pessoa estiver na posição vertical e ereta, ocentro de massa estará aproximadamente entre sua coluna vertebral e seu umbigo. Então ele estará estável ate que se consiga forçar o seu centro de massa, induzindo-o a move-lo, tirando a base de apoio.
Interessante perceber que apesar dos pés serem a base de apoio, toda ação do judoca parte do seu tendem, isso indica que um praticante podeter vantagem em relação a outro de acordo com a altura do seu centro de gravidade. A movimentação, shintai, tem que ser propicia a rápidas iniciativas mantendo sempre o trabalho sinérgico do corpo todo. Geralmente, a movimentação básica do Judô inclui as passadas firmes com os calcanhares ligeiramente levantados, ou seja, pressão no ante-pé.Os Ukemis


Observando os ukemis percebemos que todos seguem movimentos peculiares e dependem da técnica aplicada pelo oponente. Como já citado, a função dos ukemis e amortecer as quedas, visando a segurança do praticante de Judô.
Dois conceitos físicos se fazem bem importantes quando tratamos dos rolamentos, energia e pressão.


Energia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Física
  • O ensino do judô no contexto curricular dos cursos de educação física
  • Regulamentação da profissão do professor de judô na educação física
  • Judo
  • Judô
  • Judo
  • Judô
  • Judô

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!