a física dos skates

Páginas: 6 (1424 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
A Física do surf Tudo a respeito do surfe, desde a habilidade de ficar flutuando nas ondas (em inglês) à necessidade de mergulhar, tem origem na física básica. As leis dos movimentos de Newton, que descrevem o movimento da matéria, contribuem bastante para se fazer manobras e ficar flutuando. A primeira lei de Newton afirma que os objetos em movimento, como as ondas, tendem a permanecer emmovimento, enquanto os objetos parados, como uma prancha de surfe flutuando, tendem a ficar parados. É por esse motivo que o surfista precisa remar para pegar uma onda. De acordo com a terceira lei de Newton, para cada ação existe uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto. Quando um surfista empurra para baixo uma extremidade da prancha, essa extremidade faz pressão na água, querebate contra a prancha. Como resultado, a prancha começa a movimentar-se. Saiba mais sobre esse processo em Como funciona o jet ski. Aqui vai um resumo de outros princípios da física que afetam o surfe:  flutuação: o poder de flutuação das pranchas de surfe, ou capacidade de boiar, deve-se a sua densidade. A prancha é menos densa do que a água embaixo dela. O revestimento da prancha também éimpermeável, evitando que a água penetre, a espuma de dentro fique encharcada e ela afunde;  tensão da superfície: as moléculas que formam a água são ligadas umas às outras, de modo que possam criar uma película surpreendentemente forte na superfície da água. Essa película é uma das razões pelas quais a onda mantém seu formato, além de ajudar a manter a prancha flutuando;  gravidade: embora o poderde flutuação mantenha a prancha boiando, a gravidade puxa a prancha e o surfista em direção à água. A força de tração da gravidade ajuda o surfista a manter-se no lado em movimento, quase vertical, de uma onda;  massa e forma: a prancha e o surfista possuem um centro de gravidade, que está relacionado a sua forma e massa. Ao flutuar sobre as ondas, o surfista pode mover seu centro de gravidadepara mudar o ângulo da prancha na água. Por exemplo, mover-se em direção à parte traseira da prancha fará com que o bico levante da água em resposta;  forças hidrodinâmicas: as forças hidrodinâmicas são essencialmente as mesmas que as forças aerodinâmicas. Essas forças, como levantar e puxar, podem afetar drasticamente a formação das ondas e a sua interação com a prancha. A seguir, examinaremos osdetalhes específicos de como as ondas se formam, especialmente as ondas dramáticas encontradas nos famosos locais de surfe.
(http://esporte.hsw.uol.com.br/surfe4.htm - acessado em 11/10/2014 as 10:15 da manhã.)
Verão, praia, surf. Quem é surfista sabe: a emoção de estar "pegando" uma onda é fantástica. Mas você já se perguntou como o surfista consegue surfar? Para entender como isso ocorre,precisamos conhecer um pouco sobre a física das ondas e suas propriedades. Já sabemos que uma onda é qualquer perturbação que se propaga em um meio, ou seja, qualquer coisa que vá para frente e para trás, para um lado e para o outro, para cima e para baixo. São exemplos de tais perturbações (ou vibrações), o movimento de um balanço de praça, de um pêndulo de um relógio, bem como as ondas geradas naágua por uma pedra e as ondas do mar.
A luz e o som também são vibrações que se propagam através do espaço como ondas. Entretanto, elas são dois tipos de ondas diferentes: o som é uma propagação de vibrações, no tempo e no espaço, através de um meio material: o ar. Então, se não existisse um meio material, o som não poderia vibrar e não escutaríamos nada! Portando, todas as vibrações que necessitamde um meio para propagar são chamadas de ondas mecânicas. As ondas do mar são ondas mecânicas e o meio onde se propagam é a água. Elas são geradas através dos ventos e das marés. Já a luz é uma onda eletromagnética e pode se propagar no vácuo. Quando representamos uma onda mecânica matematicamente, devemos tomar muito cuidado na hora de descrever suas propriedades. A principal propriedade de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • skate
  • skate
  • Skate
  • SKATE
  • Skate
  • Skate
  • Skate
  • Skate

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!