A fé e a fidelidade de um cristão

Páginas: 5 (1113 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
A Fé e a fidelidade do Cristão

21/06/2009 por Lucia Itamara

“Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas,deixemos todo embaraço d o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezandoa afronta, e assentou-se a destra do trono de Deus”.

Hebreus 12.1-2

Juntamente com o amor, a fé é a mais estudada e discutida faceta da vida cristã. Tanta coisa já foi dita e escrita sobre o assunto, que realmente não há nada de novo para se acrescentar.

Mas talvez longe de ser algo à parte do amor, na verdade é parte integrante dele. Não somente é concedida ao crente como um dosatributos plenos do Fruto do bendito Espírito de Deus, mas também como um dom especial de Deus, para a realização de atos poderosos, no seio da família de Deus .

Para entendermos bem a fé que vem de Cristo, é importante lembrarmos, uma vez mais, que, como ela faz parte do Amor de Deus, é uma faceta do altruísmo. Em outras palavras, quando uma pessoa exercita a fé, e esta se mnifesta em sua conduta,em seu viver, tal pessoa dá também uma demonstração de autonegação.

Ter fé, pela sua própria natureza, implica em ver o bem nos outros.

Isso pode dizer respeito a Deus, e nesse caso, o bem é personificado, ou pode dizer respeito a outras pessoas.

Esse ato de ver, apreciar e reconhecer algo de valor em outrem significa que estou saindo de mim mesmo para ver o bem no meu próximo.Significa que não sou mais egocêntrico, tão voltado para mim mesmo, como se eu fosse o único possuidor dele.

A simplicidade pode parecer até absurda. Pode haver uma reação como: “Mas é lógico que Deus e os outros também possuem o bem!” É verdade. Então por que tantos parecem relutantes em reagir positivamente a isso? Por que deixamos de nos entregar a esse bem com alegre liberdade deespírito? Afinal isso é exercitar fé.

Fé é uma deliberada e positiva reação minha para com o bem que há em outrem, ao ponto de eu agir em favor dele efetivamente.

Esta atividade significa de minha parte, que estou plenamente disposta a investir algo de mim mesma em outra pessoa, e que estou pronta a empenhar minha vida em todos os seus aspectos – tempo, energia, atenção, talentos,meios, força, afeição e aceitação – em outra pessoa. Significa que darei o melhor de mim em favor de outra pessoa, ativa e dinamicamente.

Falar em fé que não seja isso é mera crença. E em verdade, essa espiritualidade superficial constitui o grande mal do cristianismo. Centenas de milhares de pessoas afirmam crer em Deus, declaram ter fé em Cristo, proclamam ser crentes e, no entanto, a vida delase a sua conduta pessoal negam isso, pois são uma mera caricatura da verdadeira fé.

É clara e terrível a ausência de fé que se evidencia por toda a parte. Quando o Senhor se encontrava entre nós procurava continuamente essa confiança dinâmica, essa aceitação dele. Sempre que encontrava um pouco de fé, mesmo que fosse um pequeno fragmento, ficava maravilhado. Varias vezes Ele comentou comalegria que aqui e ali, a fé era exercitada por pessoas em quem era menos de se esperar.

A Fonte da Fé

Esta fé do bendito Espírito de Deus só pode provir da fonte do amor generoso de Deus, que é derramado em nosso coração. Tendo sua origem nEle, ela jorra liberalmente para nós. Torna-se atuante em nosso interior, e depois sai de nós, pela nossa autodoação, para ele e para outros. Foi istoque o escritor da carta de Hebreus quis dizer, quando declarou no capítulo 12.2: “Olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus.”

Assim como seu amor, bondade, paciência e generosidade emanam dele numa fonte de benção para nós, assim também sua grande fidelidade jorra para nós em fluxo constante, diariamente. E não poderia ser de outra forma, por causa da própria natureza de Deus....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A fé como ferramenta do cristão
  • O CARÁTER CRISTÃO COMO DEFESA DA FÉ EM JUSTINO MÁRTIR
  • O exercício da verdadeira fé e as práticas dos autênticos cristãos
  • Fidelidade
  • Fidelidade
  • FIDELIDADE
  • fidelidade
  • fidelidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!