A fé e as obras

Páginas: 7 (1657 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014



Estudante:__________________________________________________________________
Professora: Bruna Gabriela
Educação Fundamental II Turma: 90 3ºTrimestre Data: / / 2014
Núcleo Gerador: O conhecimento científico baseado em valores ético-cristãos favorece o desenvolvimento de competências e habilidades para a formação autônoma e comprometida do sujeito com avida e a sociedade.



AVALIAÇÀO DE ENSINO RELIGIOSO: 10 PONTOS

1) De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, porsi só, se não for acompanhada de obras, está morta. (Tiago 2:14-17)

Com ajuda do texto responda a questão abaixo.

Marque as alternativas CORRETAS a respeito da Fé:

( ) "A fé não acompanhada de ação é morta"
( ) "A fé desprovida de ação é grande"
( ) "Fazer", "realizar" e "agir" são atitudes que integram a religião pura e imaculada: ajudar os necessitados nas suas necessidades.( ) A fé, quando não produz tais frutos, é morta.
( ) Se oferecermos, a um irmão ou a uma irmã, que estejam padecendo necessidade, apenas uma palavra de "incentivo" e não lhes dermos as coisas de que eles necessitam, isso não resolverá o problema.
( ) Diante de alguém necessitado, o que precisa ser feito? Orar.
( ) As pessoa não se compadece dos necessitados tem o amor de DEUS em sua vida.
( )Tal aspecto já havia sido ensinado por JESUS ao dizer que, no socorro àqueles que precisam de ajuda, acolhemos o próprio Senhor.

2) Em qual livro da Bíblia podemos encontrar a história: Cinco moças sem juízo:

a) Mateus
b) Paulo
c) Lucas
d) Marcos




3) " Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. Você crêque existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraãocreu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus. Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? " Tiago 2:18-25

Com ajuda do texto responda. Não basta "crer". O que mais é necessário?

(__) Tiagoafirma que a crença prática em DEUS significa pouca coisa.
(__) Os demônios, igualmente, creem e estremecem diante do Altíssimo.
(__) Em outras palavras, eles "creem", ou sabem, que JESUS é o Filho de DEUS. Entretanto, a confissão dos demônios não implica um compromisso de obediência a DEUS.
(__) A verdadeira fé manifesta-se na prática coerente do servo de DEUS com tudo aquilo em que ele diz crer.(__) O autor da epístola demonstra que a fé não consiste em um discurso, mas em convicção autêntica, seguida da prática de obras de amor, pois é justamente isso que JESUS fez e ainda faz.

4) Em 1517, o monge Martinho Lutero divulgou suas noventa e cinco teses, nas quais criticava duramente a venda de indulgências e as arbitrariedades cometidas pela Igreja. Esse fato marcou o início da ReformaProtestante. Quanto às características da Reforma Protestante, assinale as alternativas verdadeiras.

(__) Lutero acreditava que o dinheiro obtido com a venda de indulgências deveria ser aplicado, diretamente, nas regiões de sua arrecadação, e não enviado à Roma. Com essa tese, ele obteve o apoio dos príncipes germânicos, que lutavam contra o domínio do Papa.

(__) Lutero considerava que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fé e obra
  • Fé e obras
  • A justificação é pela fé e não por obras
  • A fé e as Obras na Epístola de Paulo aos Gálatas
  • Analise da obra "não tenho fé suficiente para ser ateu"
  • RELIGIÃO E SERVIÇO SOCIAL
  • A AÇÃO COMUNICATIVA NA OBRA FÉ E SABER DE JÜRGEN HABERMAS
  • O que é Fé

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!