A fé como ferramenta do cristão

Páginas: 6 (1380 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
 FÉ, ALICERCE DO CRISTÃO
*TEXTO BASE: Hebreus 11 * INTRODUÇÃO Após tantos avisos contra o perigo de um retorno ao passado judaico, o autor da carta traz aos crentes a importância da fé na vida espiritual. Ele descreve a fé como um fundamento sólido, onde podemos confiar tranquilamente. Aofalar da fé, ele expõe a vida de homens de Deus do passado e narra suas façanhas espirituais em nome da fé. Ainda hoje, as mesmas lições de fé precisam ser aprendidas por nós, pois sem fé é impossível agradar a Deus.
1- A IMPORTÂNCIA DA FÉ O autor divino inicia seus discurso definindo a fé como um firme fundamento ( Hb 11.1 ), para em seguida falar sobresua importância no passado: “ Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.”( Hb 11.2 ), esclarecendo a maneira de se compreender a obra da criação de Deus ( Hb 11.3 ). Neste capítulo de Hebreus a fé torna-se o objeto principal para se alcançar todas as vitórias espirituais.
1.1- A fé na vida de Abel Ao oferecer seus sacrifício a Deus, Abel o faz com fé,recebendo portanto o testemunho divino: “ Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo...” ( Hb 11.4 ). A fé levou Abel a oferecer o melhor de suas ovelhas ao Senhor ( Gn 4.4 ), efetuando para isso um sacrifício diante do Senhor. Da mesma forma nossa vida deve ser sempre oferecida a Deus como verdadeiro sacrifício ( Rm 12.1 ).1.2- A fé na vida de Enoque A principal característica na vida de Enoque foi sua total devoção a Deus ( Gn 5.24 ). Mas sua vida de fé o levou a ser transladado: “ Pela fé Enoque foi transladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o transladara...” (Hb 11.5 ). Sua devoção, sua fé e seu testemunho agradaram tanto a Deus que Ele o levou para si. Na mesmaesperança vive a igreja, aguardando o arrebatamento ( I Ts 4. 16-17 ).
1.3- A fé na vida de Noé Noé se caracteriza por sua fé e temor a Deus: “ Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca...” (Hb 11.7 ). Para salvação da nossa família, precisamos também exercer a fé na Palavra de Deus:“ Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” ( At 16.31 ). 2- A EXPERIÊNCIA DE FÉ DE ABRAÃO Abraão é chamado pelos crentes de pai da fé. Isto porque demonstrou uma fé inigualável dentre os que crêem em Deus ( Rm 4.16 ). A vida de Abraão é um belo exemplo de que a fé é um firme fundamento. A fé o levou a conquistar a grandepromessa divina ( Rm 4.21 ). Essa mesma fé deve habitar em nós, para que possamos receber inteiro galardão ( II Jo 8 ).
2.1- A obediência pela fé
A obediência é a característica marcante de todo aquele que tem fé. Abraão mostrou sua fé, obedecendo incondicionalmente à ordem que lhe fora dada por Deus : “ Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo paraum lugar que havia de receber por herança; e saiu sem saber para onde ia” ( Hb 11.8 ). A fé não questiona, obedece! Por obediência Abraão habitou em cabanas, porque esperava uma cidade melhor ( Hb 11.9-10 ).
2.2- Um filho pela fé A promessa de um filho chegou fora de época para Abraão e Sara ( Gn 18.11,12 ). Mas o testemunho aos Hebreus revela que tudosucedeu pela fé ( Hb 11.11 ). O apóstolo Paulo atestou a fé de Abraão, dizendo: “ E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus”( Rm 4.20 ). Ainda hoje as promessas de Deus são recebidas unicamente pela fé ( Hb 11.6 ).
2.3- Um sacrifício pela fé O mesmo filho da promessa é agora oferecido a Deus em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A fé e a fidelidade de um cristão
  • O CARÁTER CRISTÃO COMO DEFESA DA FÉ EM JUSTINO MÁRTIR
  • O exercício da verdadeira fé e as práticas dos autênticos cristãos
  • TCC Aconselhamento Cristão: Ferramenta Eficaz Para Fortalecer Relacionamentos
  • Cristãos
  • Cristão
  • Cristão
  • cristao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!