A expressão aritmética do EBITDA + Capex + Opex

727 palavras 3 páginas
A expressão aritmética do EBITDA, no nosso modelo de apuração de resultados seria:

Receita Líquida de Vendas ou de Prestação de Serviços

(-) Custo das Vendas (CMV) (CPV) (CSP)
(-) Despesas Operacionais
+ Depreciações e amortizações embutidas no custo e nas despesas

+ ou (-) Resultado financeiro embutido nas despesas operacionais
(-) IRPJ e CSL
= EBITDA

Margem EBITDA

Em análise de balanços, as margens de lucratividade tradicionais mais conhecidas são a Margem Bruta (Lucro Bruto sobre a Receita Líquida), a Margem Operacional (Lucro Operacional sobre a receita Líquida) e a Margem Líquida (Lucro Líquido sobre a Receita Líquida).

Sendo o EBITDA considerado um lucro operacional ajustado, conforme já mencionamos, vamos obter a Margem EBITDA por meio da divisão do EBITDA pela Receita Líquida:

Margem EBITDA = EBITDA / Receita Líquida

A Margem EBITDA evidencia a capacidade de a empresa fazer frente aos custos e despesas operacionais correntes e o impacto dessas despesas sobre o desempenho operacional da atividade. Mostra o percentual de lucratividade da operação antes da remuneração do capital de terceiros, dos impostos e da recuperação dos recursos fixos investidos. Como toda margem de lucratividade, quanto maior melhor.

Por não levar em consideração o capital investido pela empresa e a remuneração do capital de terceiros utilizado, a margem EBITDA, apesar de ser um bom indicador de rentabilidade, apresenta limitações. Nas empresas com uma base de produção bastante representativa frente aos ativos totais, financiada predominantemente com capital de terceiros, ela deverá ser bem ampla, para fazer frente à necessidade de reinvestimentos e aos compromissos financeiros. Portanto, mesmo margens elevadas devem ser vistas com restrição e serem submetidas à análises adicionais.

CÁLCULO DO EBITDA
Um primeiro passo é calcular o lucro operacional, que, de acordo com o critério utilizado no Brasil, é obtido como a subtração, a partir da

Relacionados