A EXPOSI O CONTINUA DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLAVEL

Páginas: 10 (2258 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
A EXPOSIÇÃO CONTINUA DOS CATADORES DE MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS AOS RISCOS QUIMICOS, FISICOS E BIOLOGICOS: perigo a céu aberto
THE EXPOSURE CONTINUED of Collectors of reusable materials TO THE RISKS CHEMICALS, PHYSICAL AND BIOLOGICAL: Hazard in the open
RESUMO
Trata-se de uma reflexão sobre as desigualdades sociais a partir da representação simbó lica de catadores de materiais recicláveis. Naverdade discutir a interface que o lixo tem com o trabalho e meio ambiente.
Palavras chave: Catadores de materiais recicláveis; saúde; resíduos

ABSTRACT
This is a reflection on social inequalities from the silica symbols representing waste pickers. Actually discuss the interface that has the trash with the labor and the environment.
Keywords: Waste pickers of recyclable materials; health; wasteMaria Lucia Moura
Nurse. Master. Teaching Nursing PhD Student in Environmental and Experimental Pathology.

Introdução:
Esse trabalho é uma reflexão sucinta a partir de observações e leituras a respeito dos resíduos hospitalares, lixo orgânico e inorgânico, e os transtornos causados ao meio ambiente, principalmente à saúde dos trabalhadores denominados catadores de lixo, indi víduos que retiramdo lixo subsídios para continuar vivendo e alimentando a família. Sendo assim, pretende-se sensibilizar os responsáveis intrínsecos pelo problema, onde as políticas de saúde podem esclarecer a preocupação com a questão do meio ambi ente e porque não explicitar o ambiente como um todo, já que um grande problema de saúde pública é o descarte dos resíduos hospitalares.
A questão do lixo vem setornando um problema mundial, mormente quando já se anunciou a crise ambiental e os efeitos por ela trazidos. Surgem dessa problemática va rias questões, dentre elas, o que fazer com o lixo descartado pela sociedade. Reciclar tem sido a saída. (SOUTO et al, 2009).
Para que esse fenômeno se propague e se desenvolva promovendo um novo lucro ao capital é necessário à figura do catador de resíduosrecicláveis, artífice princi pal da cadeia produtiva da reciclagem: coleta, transformação e retorno ao mercado com novo valor de troca. (SOUTO et al, 2009).
Nesse contexto, esses catadores trabalhadores manipulam diariamente todo tipo de lixo e como preconiza a NR21, prevenção de acidentes nas atividades desenvolvidas a céu aberto, tais como, em minas ao ar livre e em pedreiras, não se sabe se vemao ca so, mas talvez pudesse incluir esses trabalhadores, já que se desconhece os benefícios dessa norma para essa população, que por sinal, seria de grande valia.
Quanto a isso, as Normas Regulamentadoras não são estanques. Existem as inter faces entre a NR 06, com o uso dos equipamentos de proteção individual e a NR 15, que até estabelece limites de tolerância e critérios para avaliar asoperações insalubres. Não podemos esquecer que a NR 01 estabelece disposições gerais quanto à segurança, direi tos e obrigações tanto do governo, quanto do trabalhador. (BRASIL, 2010).
Portanto, acredita-se que a NR 21, quando preconiza e estabelecem medidas pre ventivas nas atividades a céu aberto,  não pode esquecer os catadores de materiais reci cláveis, até porque quando se fala eminsalubridade, não pode existir uma atividade  que tenha condições mais degradantes que trabalhar manipulando dejetos nos lixões.
Como todos sabem, lixão é uma forma inadequada de disposição final de resídu os sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto. (IPT, 1995). Comesse entendimento nesse momento um grande processo evolutivo se inicia no Brasil, para a preservação do meio ambiente.
São ações originadas das autoridades político administrativa, incluindo as empre sas privadas e uma grande participação da sociedade. Talvez esse processo fosse menos doloroso se nas escolas do ensino fundamental pudesse utilizar a tecnologia diária como internet, TV, jornais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Catadores de material reciclavel
  • Catador de material reciclável
  • Catador de material reciclável
  • Catadores de Materiais Recicláveis
  • Estudo das cooperativas de catadores de materiais recicláveis
  • cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis
  • Catadores de Materiais Recicláveis
  • Trabalhos Marginais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!