A EXPORTA O DO CAF E OS MEIOS DE TRANSPORTE

433 palavras 2 páginas
A EXPORTAÇÃO DO CAFÉ E OS MEIOS DE TRANSPORTE
Autores
Gabriela Vale ,
Jhonatan Fim Leandro Mazzi
Prointer – Profº Adriana

Resumo
O tema abordado foi sobre a exportação do café e chegamos a conclusão que iremos falar sobre o transporte utilizado e os gasto que nele é gerado.

Introdução

Vemos que após a produção do café o mesmo é exportado para outros países por meio de contêiner sobre carretas que é chamado de COFC. O comércio internacional promove ampliação da integração dos países e, conseqüentemente, diversificação do consumo, aumento do nível de emprego e renda, expansão de pesquisas e tecnologia empregada nos países, gerando tanto eficiência nos meios de produção quanto desenvolvimento do mercado financeiro. Entretanto, existem diversos fatores que dificultam a participação dos países, com seus produtos, no comércio internacional.
Se os custos com o transporte forem altos, o comércio internacional será reduzido, podendo ser direcionado à demanda de países próximos ou, então, se restringir ao comércio doméstico. Hummels (1999) buscou avaliar a composição geográfica dos custos de comércio, tendo como um dos focos os custos de transporte. Ele analisou o comércio dos Estados Unidos, da Nova Zelândia e dos países da América Latina para distintas mercadorias, manufaturadas e agrícolas, e os resultados apontaram que os gastos com frete possuem um peso significativo no comércio de cada uma delas.
No Brasil, o café, principalmente o café verde, é um dos produtos agrícolas de maior relevância no comércio internacional. O País é o maior produtor mundial e, em 2007, suas exportações de café verde correspondeu a 30,55% do total mundial, a frente de países como Vietnã (14,82%), Colômbia (10,5%) e Indonésia (5,93%), segundo estatísticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Fatores como a alta competitividade, aliada à presença de baixos custos de produção, desenvolvimento de técnicas de cultivo e qualidade dos grãos, estão entre os

Relacionados