A exploração

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
SADER, Emir. A Exploração. In: SADER, Emir (org). 7 Pecados do Capital. RJ / SP, Editora Record, 2000.


A EXPLORAÇÃO


Exploração e trabalho humano

Os homens se diferenciam dos outros animais por sua capacidade de trabalho. Equivale a dizer que os homens são os únicos seres que produzem os seus meios de subsistência e, para fazê-lo, transformam o meio em que vivem. O homemreflete sobre as condições que vai enfrentar, formula um projeto e materializa esse projeto numa realidade concreta.
Assim, cada geração de homens encontra um mundo diferente, transformado, modificado racionalmente pelo seu trabalho. O suposto trabalho dos outros animais é instintivo, repetitivo e, portanto, o mesmo ao longo dos tempos. O homem é o único ser que tem história, isto é, cujascondições de existência são transformadas por sua própria ação. Ao transformar a natureza, o homem também é transformado por ela ou por seu próprio trabalho.
Este ato de sobrevivência ora pode ser um ato de emancipação, quando dirigido conscientemente para fins determinados, elaborado pelo intelecto e pela imaginação humanas como um ato de liberdade, de criação livre do homem. Ora pode serum simples ato de sobrevivência, inconsciente, um meio para obter um fim imediato, que se reproduz de maneira cotidiana, mecanicamente. Para a grande maioria da humanidade, o trabalho tornou-se meio de vida – e não um instrumento para a transformação consciente do mundo que o cerca –, enquanto para uma minoria, tornou-se meio de acumulação de riqueza.
Na época em que a sociedade era menosdesenvolvida economicamente, logo, todos necessitavam trabalhar, as diferenças vinham apenas das formas de trabalho, da divisão do trabalho. Era ainda uma divisão técnica do trabalho, mas já implicava em privilégios, porque propiciava ao homem maior contato com o mundo, experiências novas e menos repetitivas que o trabalho doméstico atribuído à mulher.
Com o progresso material, otrabalho/produção direta deixou de ser imperativo a todos, possibilitando o surgimento de figuras novas (técnicos, sacerdotes, guerreiros, governantes, filósofos, artistas), que se dedicavam a planejar, organizar, pensar e dirigir a sociedade, concentrando poder sobre os outros. Introduzia-se a divisão entre trabalho material/físico (que produz riquezas) e trabalho intelectual (funções que organizam eusufruem da exploração do trabalho alheio), divisão chamada divisão social do trabalho, porque introduz privilégios claros.
Essas primeiras divisões em classes das sociedades humanas foram se consolidando e se tornando cada vez mais complexas, sempre tendo a exploração do trabalho como fundamento. Em suma, pode-se afirmar que antes do capitalismo, o trabalho humano já era fonte de exploração ede acumulação de riqueza de uns à custa de outros. A história da humanidade até aqui tem sido a história da exploração do trabalho da grande maioria por uma minoria.
Exploração e alienação
Alienação tem o sentido de entregar a outro o que é nosso. No caso do trabalho, a alienação econômica se explica da seguinte forma: o trabalhador produz algo que é apropriado pelo não-trabalhador, que nãolhe retribui a riqueza produzida por seu trabalho. Em outras palavras, é o processo de exploração do trabalho alheio que torna o trabalho humano alienado, expropriado em grande parte das riquezas que produz por outro – nas nossas sociedades, pelo capitalista.
Esse mecanismo de exploração do trabalho é o que Marx chamou de “mais-valia”, o valor a mais, a alavanca do processo de reproduçãodo capital, que produz a concentração cada vez maior de riqueza nas mãos dos capitalistas, em detrimento do produtor direto dessas riquezas.
Nas sociedades anteriores ao capitalismo, a exploração do trabalho se dava de maneira explícita (escravidão, servidão). No capitalismo, oficialmente, as pessoas são iguais diante da lei. Como é possível então a exploração? O trabalho humano é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exploração
  • A exploração do trabalho infantil e a exploração sexual
  • Exploração Florestal
  • Exploração infantil
  • Exploração sexual
  • Os paradoxos da exploração
  • exploração infantil
  • Exploração Sexual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!