A exploração trabalho infantil no brasil

Páginas: 12 (2837 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2012
INTRODUÇÃO
O presente estudo aborda a triste realidade em que estão inseridas algumas crianças brasileiras submetidas a exploração no trabalho. O quadro é preocupante, pois , aproximadamente 3 milhões de crianças brasileiras menores de 14 anos estão trabalhando nos mais diversos seguimentos da economia.
Os fatores ligados a essa estatísticanegativa são sócio-culturais, razão pela qual confere ao Estado o dever de criar políticas públicas com vistas a amenizar esta situação. As questões vão além do legislativo, destarte, requer ao poder público, mecanismos práticos que tornem eficazes a repressão a pratica do trabalho infantil.
Portanto, nosso trabalho, foca sinteticamente, algumas políticas sociais já inseridas em nosso país, que vãodesde normas constitucionais a defesa da criança e adolescente até à tratados internacionais de combate a exploração do trabalho infantil, já ratificada por nosso país.
Nesse prisma, enfocamos a importância que possui o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente na erradicação do trabalho infantil.

O TRABALHO INFANTIL, ASPECTOS GERAIS

O trabalho infantil no Brasilainda é um quadro preocupante, porquanto atualmente mais de 5 milhões de de jovens na faixa etária entre 5 e 17 anos trabalham no país.
Um esforço legislativo significativo e mobilizações sociais foram empregadas em prol da exploração do trabalho infantil no Brasil. Além disso, o governo brasileiro ratificou diversos tratados internacionais com vistas a erradicação do trabalho infantil.
Otrabalho infantil passou por diversos momentos históricos do Brasil, até chegar no patamar em que se encontra no dias atuais. Desde os primórdios da colonização no Brasil as crianças são submetidas a mão de obra. Na época, as atividades infantis auxiliavam nas lavouras e trabalhos domésticos.
Por esta razão o governo brasileiro não pode limitar-se apenas ao trabalho legislativo e de mobilizaçãosocial. A erradicação do trabalho infantil requer esforço da sociedade civil, com auxílio de Organizações Internacionais e notadamente, políticas sociais no combate a pobreza, a principal causa do trabalho infantil. Um resultado eficaz, dependerá de um esforço governamental a longo prazo, dada aos quadros estatísticos desfavorável no que tange ao trabalho infantil no brasil.
Ademais, oquestão do trabalho infantil está interligados com outros problemas sociais, tais como desemprego, pobreza, educação e esportes e lazer .
A família deve ser amparada, pois a estrutura cultural e educacional do menor depende duma convivência familiar sadia e bem estruturada. O governo brasileiro, diante da alarmante crescimento da exploração do trabalho infantil, criou diversos mecanismos nosentido de retirar as crianças e adolescentes do trabalho e inseri-los na escola. Destarte, a governo brasileiro institui programas para aumento de renda familiar, bolsas para estudantes e aumento de jornada estudantil.

A POBREZA LIGADA AO TRABALHO INFANTIL.

A pobreza aparece como a principal causa do trabalho infantil aliada a demanda do trabalho por mão de obra barata. É cediço que, a mão deobra brasileira, de modo geral é barata, infelizmente empresas, fábricas e indústrias, principalmente atuantes no ramo da construção civil tem conhecimento dessa carência brasileira de empregos e aproveitam-se para importar nossa mão de obra a preços muito menores do que os de mercado. Com as nossas crianças não é diferente. As grandes corporações se aproveitam da atual realidade negativa écontratam mão de obra infantil em variados setores da economia.

Como a tendência mundial atual é conscientização acerca da proteção do direitos humanos, governos e Organizações Internacionais não tem economizados esforços a fim de coibir a prática do trabalho infantil. Todos nós, como cidadãos devemos ter a plena consciência de que, à criança e o adolescente tem direito a vida e ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A exploração do Trabalho Infantil no Brasil.
  • Exploração do trabalho infantil no brasil: consequências e reflexões
  • A exploração do trabalho infantil e a exploração sexual
  • Exploração do trabalho infantil
  • exploração do trabalho infantil
  • Exploração do trabalho infantil
  • Exploraçao do trabalho infantil
  • Exploração do Trabalho Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!