A exploração laboral de crianças e adolescentes no rn

Páginas: 7 (1555 palavras) Publicado: 31 de março de 2013
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO SUPERIOR: BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

A EXPLORAÇÃO LABORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO RN


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PERFIL SOCIOECONÔMICO DO MUNICIPIO DE NATAL/RN 4
2.2 TRABALHO INFANTIL NO RN 4
2.3 INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E NÃO-GOVERNAMENTAIS QUE ATUAM NA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. 5
2.4 PROGRAMAS DEERRADICAÇÃO AO TRABALHO INFANTIL NO RN 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise da problemática que envolve crianças vitimas de exploração do trabalho infantil, presente no estado do Rio Grande do Norte e no município de Natal/RN e as intervenções do governo e instituições para combater esse tipo de questão social.DESENVOLVIMENTO


1 PERFIL SOCIOECONÔMICO DO MUNICIPIO DE NATAL/RN

O crescimento exagerado da população na década de 1950, aliado à falta de planejamento, resultou numa diferenciação espacial intraurbana, com várias áreas demarcadas por focos de pobreza. Em comparação a anos anteriores, Natal teve uma redução na taxa de pobreza. Em 2010, a porcentagem da população que vivia abaixoda linha de indigência era de apenas 9,5%, enquanto que 20,8% encontravam-se entre as linhas de pobreza e indigência e os demais (69,7%) viviam acima da linha de pobreza. Em duas décadas, encolheu 23% a taxa de pessoas que recebiam até metade de um salário mínimo, entretanto Natal ainda apresenta grandes marcas de desigualdades sociais: os ricos eram responsáveis pelo acúmulo de 68,6% da rendaproduzida no município; enquanto isso, os pobres só tinham 1,6%, segundo o IBGE.
O coeficiente de Gini, que mede a desigualdade social, é de 0,53, sendo que 1,00 é o pior número e 0,00 é o melhor. A incidência da pobreza, medida pelo IBGE, é de 40,86%, o limite inferior da incidência de pobreza é de 27,71%, o superior é 54,02% e a subjetiva é 39,94%.

2 TRABALHO INFANTIL NO RNO Rio Grande do Norte é o décimo estado do Brasil que tem mais crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, trabalhando. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, são 82.195 vítimas do trabalho infantil no estado.
Relato agora o dia a dia de uma dessas crianças vamos chama-la de Jose, que por volta das 5h30, acorda para trabalhar,sai do Planalto onde reside e vai para o bairro vizinho, Cidade Nova. Jose mora com sua mãe e mais três irmãos, sendo ele o mais velho com 14 anos é o único "homem adulto" da casa e cata lixo na Estação de Transbordo, que há alguns dias voltou a ser um lixão. Às 7h30 já estava na hora de encerrar a catação e sair para vender na carroça o material coletado - José disse que precisa trabalhar porque opai foi assassinado e a mãe diz que não pode se ausentar de casa com três crianças. Além dele tem também um primo, que também tem menos de 16 anos, assim como inúmeras crianças que vão ao local para ajudar ou substituir os pais no meio do lixo. Elas estão trabalhando nas feiras livres, abatedouros, casas de farinha, lixões, atividades domésticas, limpando vidro de carros, se prostituindo e emvárias outras atividades que incentiva a essas crianças pagando por esses serviços, e o oferecendo alternativas frágeis para que se consiga fugir do problema. Porém a sociedade e o poder público fazem vistas grossas.
A exploração laboral de crianças e adolescentes em feiras livres do Rio Grande do Norte passou a ser o foco das atenções de instituições públicas e não-governamentais queatuam na erradicação do trabalho infantil em Natal e no interior. No primeiro semestre deste ano inspetores da Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego (STRE) identificaram pelo menos 100 crianças trabalhando nas feiras livres de Natal e dos municípios de Santa Cruz e Tangará, na região do Trairí.
Diante desse quadro acredito que José e o primo dele devem estar nessas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exploração sexual de crianças e adolescentes
  • exploração sexual de criança e adolescente
  • Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
  • Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes
  • Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes
  • Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
  • Exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes
  • EXPLORACAO E ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANCAS E ADOLESCENTES NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!