A experiência de um Comitê de Ética em Pesquisa em um hopistal de São Paulo

412 palavras 2 páginas
A EXPERIÊNCIA DE UM COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA EM UM HOSPITAL DE SÃO PAULO

Merlin, CH; Coelho, JAA; Baptista Filho MLA; Succi, JE; Castello HJ; Baradel S; Shida LY; Hummel C; Correa CSA; Bittencourt A; Ramos P; Girão MC.
Grupo Saúde Bandeirantes / Hospital Bandeirantes, São Paulo-SP, Brasil

Frente a necessidade de pesquisadores que, envolvidos em projetos multicêntricos, precisavam da aprovação de um comitê de ética somado as novas parcerias com universidades para desenvolvimento de programas de pós-graduação fundamentou-se o Comitê de Ética em Pesquisa, em 2002, na instituição hospitalar foco deste estudo.

Dada as múltiplas especialidades e a alta complexidade do hospital e do grupo hospitalar ao qual pertence, este Comitê revê sistematicamente o processo de avaliação com levantamento de causas que conduzem projetos às diligências como inadequação de informações no termo de consentimento, tamanho da amostra, seleção de sujeitos de pesquisa (Gráfico) e desenvolve periodicamente atividades educacionais como jornadas científicas e palestras sobre bioética além de assessorias on-line. Com estas ativididades, obtém-se diminuição no indicador de não-aprovações de protocolos por questões éticas.

Em contrapartida, recomendações de correções quanto à redação e metodologia científica aumentaram neste período:

O CEP, partindo da premissa de que a pesquisa em qualquer área do conhecimento envolvendo seres humanos deve ser coerente com os princípios científicos e obedecer a metodologia adequada, bem como sentindo-se incapaz de analisar todas estas questões com a minúcia devida.
Esta crescente discussão sobre a interação dos aspectos éticos e metodológicos implicou na implantação de uma comissão interdisciplinar e com trabalho conjunto ao Comitê visto que problemas como a caracterização de uma inadequação metodológica é, na realidade, uma inadequação ética; a avaliação consecutiva em duas reuniões

Relacionados