A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

1247 palavras 5 páginas
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

MARCOS VINICYUS ANDRADE BARBOSA

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

PROFª. ELTO VALICH

Várzea Grande – MT
Abril - 2014

MARCOS VINICYUS ANDRADE BARBOSA

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

A Experiência de Hawthorne, na matéria de Administrção no UNIVAG – Centro Universitário de
Várzea Grande, no 1° semestre de Publicidade e propaganda,
Sob orientação da Profª Helton Valich.

Várzea Grande – MT
Março - 2014

A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos (National Research Council), em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago. A experiência foi coordenada por Elton Mayo e foi dividida em 4 fases.

Objetivo
Sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção e estendeu-se à fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal.

1ª Fase
Queriam analisar o efeito da iluminação com o rendimento dos funcionários. Foram escolhidos dois grupos e esses dois grupos tinham caracteristícas idênticas. Porém o primeiro grupo trabalhava sobre formas variadas de intensidade de iluminação enquanto o segundo grupo trabalhava de forma constante e com iluminção constante.
Foi descoberto o fator psicológico. Os funcionários achavam que deviam produzir mais quando a itensidade da luz aumentava ou diminuia. Ficou comprovado então que o fator psicológico influencência diretamente o fator fisiológico dos funcionários. Ou seja a eficiência dos funcionários é afetado pela condição psicológica.

2ª Fase
Nesta fase, foram selecionadas e convidadas 6 moças de nível médio, constituindo se o grupo experimental, sendo que 5 delas montavam relés e a sexta apenas fornecia as peças

Relacionados