A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

829 palavras 4 páginas
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, pelo conselho nacional de pesquisa dos Estados Unidos, a empresa Western Eletric, financiou a pesquisa em suas dependências industriais. A experiência foi coordenada por Elton Mayo, médico especializado em psicopatologia, ele analisou os níveis de acidentes de trabalho, fadiga e mudança de turno e as consequências das condições de trabalho na produtividade e vida dos colaboradores.
Tinha como principal objetivo ajudar a solucionar problemas de queda de produtividade e problemas comportamentais tinha como foco verificar a influência da iluminação sobre a produtividade no ambiente de trabalho. Está experiência caracterizou-se como movimento a resposta contrária á teoria clássica da administração.
A experiência foi conduzida por experimentos relacionados às condições físicas de trabalho e produtividade. Na época, valorizava-se o bem estar dos colaboradores, zelando por condições favoráveis de trabalho e salários gratificantes. O estudo foi subdividido em quatro fases.
Na primeira fase foi analisado o efeito da iluminação sobre o rendimento operacional, foram observados dois grupos de operários que executava a mesma tarefa e com condições idênticas; um grupo trabalhava sob uma iluminação intensa e constante, e o outro sobre iluminação variável. Resultou-se que ambos os grupos obteve produtividade elevada. Concluiu-se nessa fase que o aumento da produtividade estava relacionado com a atenção que estava sendo dado ás pessoas e não com a intensidade da luz, os operários sabendo que estavam sendo observados, motivaram a produzir mais, a eficiência era afetada por condições psicológicas.
A segunda fase da pesquisa iniciou-se em 1927. Criou-se um grupo de observação, a sala de provas era separada do departamento, porém os equipamentos de trabalho eram idênticos, a pesquisa dessa fase foi dividida em 12 períodos. Durante esses 12 períodos foras analisados e experimentados vários

Relacionados