A experiência com a Estação de Metarrecicalgem

2248 palavras 9 páginas
O PROJETO ESTAÇÃO DE METARRECICLAGEM

Estação de Metarreciclagem são polos de disseminação e promoção da cultura digital. Seus objetivos consistem na capacitação técnica em informática de jovens e adultos, o reuso de computadores e equipamentos de informática e a reciclagem e correta destinação do lixo eletrônico. Além disso, são reconhecidas como tecnologia social por sua capacidade de inclusão social e melhoria na vida das pessoas.

A ONG Programando o Futuro é a entidade gestora das unidades de Samambaia/DF e de Valparaíso/GO. São parceiros da iniciativa a Fundação Banco do Brasil, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal e a Prefeitura Municipal de Valparaíso.

A capacitação técnica em informática oferecida pela Estação de Metarreciclagem tem como foco o ingresso do aluno mundo do trabalho e a geração de renda. Cada oficina tem carga horária de 60 horas, com duração aproximadamente de 2 meses. São ofertadas as oficinas de informática básica, manutenção de computadores, eletrônica, robótica livre e internet e redes sociais.

Sua ação de reuso de computadores está baseada no recondicionamento, que consiste na limpeza, substituição e/ou acréscimo de componentes para melhoria de desempenho e instalação de softwares livres. Os computadores depois de recondicionados são doados para iniciativas de inclusão digital, bibliotecas, telecentros, Governos, laboratórios em escolas públicas, creches, entre outras iniciativas. Esse processo de recondicionamento é realizado por alunos estagiários da Estação de Metarreciclagem. Desde sua implantação a Estação de Metarreciclagem já proporcionou a doação de mais de 3.000 computadores, beneficiando mais de 200 comunidades em 18 estados brasileiros. Somente em 2013 a Estação de Metarreciclagem coletou 430 toneladas desses resíduos.

Desde sua inauguração, em 25 de março de 2014, a Estação de Metarreciclagem já finalizou a capacitação de 09 alunos e outros 72 estão participando das 09 oficinas de

Relacionados