a experiencia e Dramatica do brasil entre 1945 á1964

366 palavras 2 páginas
Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu um período de experiência democrática, com a volta da liberdade de imprensa e da manifestação de ideias. Essa liberdade fez criar dois projetos, que disputaram entre si a preferência dos eleitores brasileiros: o nacional-estatismo(defendido por Getúlio Vargas), e o liberalismo-consevador(defendido por Carlos Lacerda).

Com o fim da Era Vargas, em 1945 os brasileiros puderam exercer o voto direto e secreto para Presidente da República. Quem ganhou foi o general Eurico Gaspar Dutra.

O governo de Dutra coincidiu com o início da Guerra Fria. Dutra optou por alinhar-se aos Estados Unidos, cortando relações com a URSS. Dutra adotou o liberalismo econômico. facilitando a livre importação de mercadorias.

Uma dessas mercadorias foi a televisão, que fez sua estreia no Brasil em 1950, ano de novas eleições para o cargo de Presidente. Getúlio Vargas foi eleito novamente. Ele adotou o projeto nacional-estatismo, e com isso Carlos Lacerda(defensor do liberalismo-conservador) tornou-se o pior inimigo de Vargas, iniciando uma campanha difamatória contra ele. Após ser pressionado por Lacerda em rede nacional, e acusando-o de tentativa de assassinato, Getúlio se suicidou.

No ano seguinte, Juscelino Kubitschek é eleito. Adotou o desenvolvimentismo, na qual, posteriormente, ele iria investir milhões na indústria de base, com a intenção de incentivar a entrada de capital estrangeiro no País. Juscelino adotou o Plano de Metas, na qual estava introduzido o planejamento de construção de Brasília. Porém, se por um lado o governo de JK conseguiu promover a industrialização, por outro fez subir a inflação.

Após o fim do governo JK, houve outra eleição e Jânio Quadros fora eleito. Ele restringiu os gastos com a população brasileira, para acumular dinheiro para pagar a dívida externa gerada pelo governo JK. Isso gerou muita insatisfação social. Ele também participou de questões incompatíveis com o cargo de Presidente da República, como proibir

Relacionados