a experiencia fisofica

476 palavras 2 páginas
Filosofia
Livro Filosofando: Introdução à filosofia
Resumo - Capítulo1

A experiência filosófica
-Como é o pensar do filósofo?
O pensar filosófico surge a partir do momento em que se começa a questionar a razão das coisas que nos rodeiam, em busca da sabedoria e da felicidade. Um filósofo procura suas resposta dentro de si próprio, valoriza a dúvida e o questionamento mais profundo sobre tudo.
-Filosofia de vida
Todos nós somos seres racionais e sensíveis, portanto somos capazes de filosofar, e isso se comprova quando organizamos nossos pensamentos a fim de encontrarmos soluções para determinados problemas. Isso porque no nosso dia a dia, estamos sempre buscando respostas para explicar as situações pelas quais passamos.
-Para que serve a filosofia?
A filosofia é necessária para buscar uma outra dimensão da realidade, além das necessidades imediatas. Ela ajuda-nos a entender o porquê das coisas serem como são e a partir daí, passamos a ter outra visão das coisas que acontecem a nossa volta.
-Informação, Conhecimento e Sabedoria
A informação nada mais é que, dados aleatórios, relatos de acontecimentos, notícias de jornais, sem nenhuma analise. Mas a partir do momento em que esses dados, são estudados e pesquisados detalhadamente, cria-se conceitos e ele se transforma em conhecimento, ou seja, o conhecimento técnico.
Já a sabedoria, diferentemente do conhecimento é o reflexo da experiência de vida, é como se fosse um dom, que nos permite saber o qual o melhor caminho a seguir.
-É possível definir filosofia?
Filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo, é busca incessante do conhecimento. Ela parte do que já existe e faz crítica, questiona a realidade de diversas coisas e contesta o modo de ser das pessoas.
-Reflexão Filosófica
Radical: porque reflete o pensamento sobre si mesmo e seus próprios pensamentos, investiga as raízes das coisas.
Rigorosa: por seguir uma ordem racional, lógica.
Conjunto: uma reflexão

Relacionados