A Experiencia de HAWTHORNE

1576 palavras 7 páginas
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

1. A Experiência de Hawthorne e a Escola das relações Humanas
2. Conceitos básicos decorrentes das pesquisas de Hawthorne

1. A Experiência de Hawthorne e a Escola das relações Humanas
Por volta de 1924, a empresa Western Eletric, fabricante de equipamentos telefônicos, financiou uma pesquisa em suas instalações industriais de Hawthorne, como parte de uma ampla assessoria para ajudála a resolver problemas comportamentais e de queda de produtividade.
As experiências de Hawthorne tiveram grande importância para a Escola de Relações Humanas, uma vez que as conclusões oriundas dos resultados da experiência delinearam os conceitos que embasaram o desenvolvimento dos princípios da Escola.

Inicialmente as pesquisas foram realizadas pela Academia Nacional de Ciências, e tinha como foco verificar a influência da iluminação sobre a produtividade no ambiente de trabalho. Os estudos estavam baseados nos pressuposto da Escola da Administração Científica de que a eficiência e a produtividade dos operários poderia ser estimulada cientifica e tecnicamente.
Baseando-se nas orientações de Taylor, Gilbreth e seus sucessores, acreditava-se que a eficiência dos trabalhadores, dentro das fábricas, estava diretamente vinculada a três fatores básicos:
->
cansaço e fadiga do trabalhador: onde movimentos repetitivos poderiam gerar desgaste físico e queda da produtividade;
->
trabalho executado sem planejamento e sem racionalidade: movimentos dispendiosos comprometiam a eficiência e a produtividade; ->
Instalações e ambiente físico inadequados: dificultando o trabalho e comprometendo também a eficiência e a produtividade.

O ponto central dos estudos na Western Eletric de Hawthorne basearamse, inicialmente, na análise do impacto que o ambiente físico, especificamente a iluminação, causava na eficiência e na produtividade do trabalho.

Na primeira fase dos estudos foram formados dois grupos de moças operárias com supervisores

Relacionados