A Experi ncia do PAE nas Comunidades do Rio Itamimbuca

4116 palavras 17 páginas
\
A Experiência do PAE nas Comunidades do Rio Itamimbuca

Kelvin Jordan Vilhena Moraes1 – Especializando do NCADR-UFPA.
Edilcina Monteiro Ferreira2 - Especializando do NCADR-UFPA
Rosiléia da Costa Carvalho3 - Especializando do NCADR-UFPA -
Mayara Gonçalves Lima4 - Especializando do NCADR-UFPA
Ygor Yuri Pereira da Silva5 - Especializando do NCADR-UFPA
Everton Bruno Santos Rodrigues6 - Especializando do NCADR-UFPA
Renam do Vale Carneiro7 - Especializando do NCADR-UFPA

Resumo:
Este artigo apresenta um estudo sobre a instauração de Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) nas comunidades ribeirinhas do rio itamimbuca em Igarapé Miri, município conhecido por ser o maior produtor de açaí orgânico do mundo. Para tal, fez-se pesquisa de campo e aplicação de entrevistas junto a moradores das comunidades. Identificou-se que os impactos do PAE no local não interferiram na dinâmica de vida da população local. Palavras – chaves: PAE; Itamimbuca; Açaí.

Nome do GT: QUESTÃO AGRÁRIA, DIREITOS E CONFLITOS DO CAMPO.

1. INTRODUÇÃO.

Muitos são os desafios que os territórios da região amazônica, detentora de uma notável diversidade de natureza socioambiental precisam enfrentar. Dentre estes, encontra-se a questão do acesso à terra que, assim como no país inteiro, tem sido motivo de conflitos incessantes.
Na tentativa de superar problemas desta natureza, o Estado vem agindo, dentre outras formas, criando Assentamentos. Estes apresentam modalidades, a exemplo dos projetos de assentamento agroextrativistas (PAE). Esta modalidade de assentamento é direcionada para a ocorrência de extração de recursos naturais de maneira sustentável. Neste contexto, torna-se imprescindível estudar a região amazônica, considerando o representativo estoque dos recursos naturais que esta região significa no total do país. Fazendo desta, um significativo alvo da política de regularização

Relacionados