A EXPERI NCIA DO EST GIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Silva

1667 palavras 7 páginas
A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO DISCENTE EM EDUCAÇÃO MUSICAL DA EMAC/UFG

José Antônio Silva/EMAC-UFG seozedaflauta@hotmail.com Adriana Oliveira Aguiar/EMAC-UFG adrioa@gmail.com PALAVRAS-CHAVE: Estágio Supervisionado; Formação; Educador Musical;

JUSTIFICATIVA/BASE TEÓRICA/OBJETIVOS

A construção e a consolidação de uma carreira profissional requerem uma base sólida. No caso específico da formação do professor, é no curso de licenciatura e principalmente no exercício do estágio curricular supervisionado que esta base é construída. Segundo Aguiar e Cruvinel (2008), “o Estágio Curricular Supervisionado configura-se como primeira experiência formal do licenciando com os desafios e dilemas profissionais”.
Pimenta e Lima (2004) afirmam que é no percurso universidade-escola e escola-universidade que os estagiários devem perceber a rede de relações, conhecimentos e aprendizagens para compreender a realidade e transformá-la.
Partindo desse pressuposto, esse trabalho tem como objetivo, relatar a experiência pedagógica observada durante a prática de estágio, no primeiro semestre de 2010, realizado no curso de Educação Musical da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. A partir desse relato, busca-se analisar a importância do Estágio Curricular Supervisionado na formação do futuro educador musical da EMAC/UFG, tendo como base a preparação, a inserção a atuação dele no campo de estágio.
O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade dentro da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Educação Musical – Habilitação em Ensino Musical Escolar – da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. É realizado nos últimos dois anos do curso – V, VI, VII e VIII períodos – e consiste na reflexão e aplicação prática de conceitos previamente estudados a respeito de Educação e, mais especificamente, de Educação Musical, mediante a vivência e a experiência no campo de estágio (AGUIAR E CRUVINEL, 2008)
A disciplina é

Relacionados

  • Serviço social
    23328 palavras | 94 páginas
  • O relatório
    44554 palavras | 179 páginas
  • Comunicação em Prosa Moderna
    142095 palavras | 569 páginas