A expansão ultramarina européia

Páginas: 8 (1882 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
HISTÓRIA DO BRASIL


A expansão Ultramarina Européia dos séculos XV e XVI

Essa é a Europa no século XV.

Essa é a Europa Atual (esse mapa é só pra dar uma visibilidade melhor)
Bom, vamos começar, né. Primeiro, levanta ai, dá uma lavadinha no rosto, bebe um café e fuma um cigarro. Vou seguir o roteiro dado no Manual, portanto, comecemos pelas grandes viagens das nações europeias nosséculos quinze e dezesseis.
Sabe o Jack Sparrow? Reza a lenda que tenha sido nesse contexto que ele viveu. Grandes embarcações, brigas em alto-mar pra ver quem chega primeiro a determinado lugar, lendas sobre “monstros do mar”, comandantes, reis investindo em navios...
Nessa época a economia europeia estava vivendo o MERCANTILISMO, nesse sistema a ideia era que a riqueza de uma nação é calculadatendo como base o tanto de ouro e prata que ela tem guardada. Para tanto, o Estado super intervinha na economia, investia em industrias, aumentava ou diminua impostos sobre determinados produtos (protecionismo alfandegário), e principalmente investiam no comercio exterior e na expansão territorial.
Daí surgiu a expansão ultramarina europeia. Os Estados precisavam acumular metais preciosos e negociarcom os outros Estados, então investiam em navios e tripulações. Essas tripulações tinha a missão de “achar” novas colonias e buscar os metais preciosos, além de encontrar rotas e locais de comércio. Sendo assim, o resultado do Sistema de Mercantilismo foi um super desenvolvimento comercial e a formação de imensos impérios coloniais.
Vamos aos detalhes.
Na época, o que bombava era o comércio deespeciarias (Canela, pimenta, cravo, noz-moscada, gengibre... esses tempirinhos) e “artigos de luxo” (porcelanas, seda, marfim, perfumes...). Aqui vale frisar que: O comércio não era de ouro e prata, esses metais eram a “moeda” que precisava ser acumulada. O comércio era de especiarias e artigos de luxo.
Sendo assim, aqui vão os principais motivos que forçaram os reis a investir na expansãomarítima:
* Os produtos (especiarias e artigos de luxo) vinham do Oriente, especificamente, da Ásia e da África. Acontece que os comerciantes italianos, de cidades polo como Veneza e Gênova, e árabes, controlavam a entrada e saída de produtos pelos portos do Mar Mediterrâneo. Ai, os outros Estados viram necessidade de encontrar rotas alternativas ao Mar Mediterrâneo para importar e exportar doOriente.( DA UMA OLHADA NO MAPA)

* No século XIV e início do século XV, a Europa sofreu grandes crises e guerras, principalmente a GUERRA DOS CEM ANOS, entre França e Inglaterra, na qual prejudicou o comercio terrestre, já que a França ficava no meio do caminho e tinha acabado de sair de uma guerra. Além disso estava rolando a PESTE NEGRA, que gerou fome, matou muita gente e fez com que osEstados precisassem de novos mercados, que fornecessem alimentos, matérias primas e mão de obra. (MAPA)

* o artesanato e as manufaturas urbanas precisavam ganhar novos consumidores. Do contrário, permaneceriam estagnados, atendendo apenas às modestas necessidades de consumo das populações locais.

* A Europa vivia um momento de esgotamento das minas de metais preciosos, o que bloqueava ocomércio e provocava uma verdadeira sede de ouro. Era necessário descobrir jazidas de metais preciosos em outras regiões do mundo.

* Os reis dos chamados ESTADOS NACIONAIS (Antigamente, na época do Sistema Feudal, eram reinos.. Ai, com o fortalecimento do comercio (mercantilismo), centralização do governo e soberania sobre os territórios, viraram Estados Nacionais, com o poder nas mãos dosreis). Como ia dizendo, os reis dos Estados Nacionais precisavam de mais poder, os nobres (pessoas de famílias tradicionais) precisavam de mais privilégios, os burgueses (comerciantes) precisavam de mais vendas e o povo (tripulação) tinha esperança em uma vida melhor além-mar, ou seja, as navegações eram grandes projetos nacionais que teoricamente era bom pra todo mundo. Era ruim só pros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Expansão ultramarina européia
  • Expansão ultramarina europeia
  • Expansão ultramarina europeia
  • expansao ultramarina
  • expansão europeia
  • Expansao europeia
  • Expansão Europeia
  • Expansão Europeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!