A Expansão Européia

Páginas: 13 (3134 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2013

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL



RESUMO DOS CAPITULOS 1 E 8 DO LIVRO




TRABALHO DE HISTÓRIA


2013



A Expansão Europeia (Capitulo 1)

A Europa não passava de uma periferia apagada. A Idade Moderna é o período em que se estuda como foi que a Europa criou, ao longo dos séculos seguintes, e sob sua liderança, uma economia mundial.
Embora ocomércio tenha existido desde os primórdios da humanidade, e o lucro tenha sido a base disso, o capitalismo foi a “invenção” que permitiu e exigiu essa transformação mundial.
O final da Idade Média foi difícil para os europeus. A Guerra dos Cem Anos entre a França e Inglaterra (1337-1453), a epidemia da peste negra e a desorganização da produção agrícola, que levou a surto de fome, tiveram profundasconsequências. Muitas rotas comerciais terrestres foram interrompidas, a população diminuiu significativamente.
A retomada da atividade comercial se fez de forma lenta, na mesma medida em que a expansão demográfica ia se reestabelecendo. A oferta de se limitava cada vez mais na Europa e a falta dessa moeda prejudicou ainda mais o comércio.
Além disso, o monopólio da lucrativa rota mediterrânea dasespeciarias, exercido pelas cidades italianas, especialmente Veneza, restringia a possibilidade de lucros de outras cidades europeias.
Esses fatores acabaram por forçar a burguesia europeia a buscar novas alternativas para expandir o comércio. A saída foi a navegação atlântica. Teve origem assim o processo de expansão marítima europeia.
A expansão marítima só foi possível onde havia umapopulação unificada por uma centralização monárquica.
Muitos reis europeus protegeram e estimularam os negócios burgueses, quer desmontando as estruturas feudais que entravavam o comércio, quer promovendo e gerenciando a expansão comercial com as grandes navegações (Portugal, Espanha, França) ou, ainda incentivando a criação e a manutenção de colônias na América (França, Inglaterra, Países Baixos).
Osreis possibilitavam aos nobres a manutenção de seus privilégios, contrabalançando a expansão burguesa. Dessa forma, tanto nobres quanto burgueses continuavam dependentes do rei. Juntos e articulados na estrutura do Estado moderno, monarcas, burgueses, e nobres combinavam poderem que asseguravam a ordem, a submissão da população, a dinâmica comercial e os privilégios.
A participação dos portuguesesno comercio europeu ganhou impulso no início do século XV. A precoce centralização dos monárquica, com a Revolução de Avis, em 1385, como você já viu, associando os poderes políticos concentrados nas mãos do rei ao interesse do setor mercantil, teve papel decisivo na organização das grandes navegações portuguesas.
As viagens pelo Oceano Atlântico, que receberam na historiografia a denominação deexpansão marítima europeia, tiveram como pano de fundo, desse modo, o estímulo governamental, somado ao interesse do grupo mercantil em ampliar sua área de atuação comercial. Os nobres também se envolveram nas expedições, interessados em conquistas e novos domínios. O evento considerado o marco do início dessa expansão, foi tomada de Ceuta pelos portugueses, em 1415.
Ceuta, Pré-Estreia da AventuraUltramarina
O pretexto da luta contra infiéis moveu caravela.
Tudo começou em Celta, no Marrocos. Em uma visão um tanto hiperbólica dos fatos, pode-se mesmo afirmar que o Brasil português nasceu no norte da África, no portal do deserto. Em 14 de agosto de 1415, uma poderosa frota lusitana invadiu o rico entreposto de Ceuta, antiga possessão muçulmana, para onde convergia todo o comercio entre aÁfrica-Árabe e a África-Negra. Aquele foi o momento chave na história, pois estabeleceu o início da expansão portuguesa ao redor do globo.
Dispostos a obter o apoio da igreja, então dividida entre três papas, e ver reconhecida sua independência em relação a Castela, os portugueses concluíram que um ataque aos “mouros infiéis” elevaria seu prestígio na Europa. E assim, durante os primeiros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Expansao europeia
  • Expansão Europeia
  • Expansão Europeia
  • Expansão europeia
  • A Expansão Europeia
  • Expansão europeia
  • Expansão européia
  • expansão europeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!