A existência ética

Páginas: 3 (681 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
A EXISTÊNCIA ÉTICA
Nossos sentimentos e nossas ações manifestam nosso senso moral. Quando vivemos situações de angustia por um conhecido próximo, ou sentimos orgulho por aquela pessoa que se mostradigna, ou até mesmo ficamos revoltados diante das situações de violência com o próximo e a impunidade que se tornaram tão corriqueiras.
E as situações de ter que escolher necessidades acima de seusprincípios, seja um aborto por não conseguir dar uma criação digna, seja um trabalho corrupto pra poder criar os seus filhos.
Qual seria a decisão a se escolher. São decisões como essa que expõemnosso senso moral e também a nossa consciência moral, que exigem que decidamos o que fazer que justifiquemos a nós mesmos as razões de nossas decisões e que assumamos todas as consequências delas, porquesomos responsáveis por todas as nossas escolhas.
O senso e a consciência falam de respeito a valores como a justiça, honra, integridade, e também dos sentimentos que são provocados por esse valorescomo a admiração, vergonha, remorso, amor, dúvida, e as decisões que trazem consequências não só para nós como para os outros.
Quando acompanhamos a história das ideias éticas podemos perceber quese encontra o problema da violência e dos meios como evitá-la. Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta que pudessem garantir aintegridade física e psíquica de seus membros.
As várias culturas e sociedades não definem a violência da mesma maneira, mas dão-lhe conteúdos diferentes, segundo os tempos e os lugares. Assim quando umacultura e sociedade definem o que entendem por mal, crime e vício, definindo assim o que julgam por violência contra um indivíduo, também erguem os valores positivos sendo o bem e a virtude comobarreiras éticas contra a violência.
Em nossa cultura é entendido como violência o uso da força física e do constrangimento psíquico para obrigar alguém a agir contra a sua natureza, violando sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A existência ética
  • A existencia ética
  • A existência ética
  • A existencia da ética
  • A existência ética
  • A existência ética
  • A existência ética
  • A Existência Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!