"A existência ética" e “a filosofia moral”, de marilena chauí. (resumo)

Páginas: 11 (2703 palavras) Publicado: 25 de abril de 2013
ÉTICA E TURISMO
Prof. Karla Godoy



ATIVIDADE - AD1 (1º semestre/2013)





Desenvolva a seguinte atividade:



1. Leia o texto 1 "A existência ética", de Marilena Chauí, disponível na área Exercícios e Complementos.
2. Destaque em tópicos os principais conceitos encontrados no texto (mínimo de 8 e máximo de 12).
3. Defina os conceitos citados, de acordo com o texto,mas usando também suas palavras (Não é para copiar e colar!).
4. Leia o texto 2 “A filosofia moral”, também de Marilena Chauí (arquivo postado na área Exercícios e Complementos), e elabore um resumo de 1 a 3 páginas, sintetizando os assuntos abordados no texto.



Bom trabalho!

[pic]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro deEducação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Período - 2012/2º




ÉTICA E TURISMO

Prof. Karla Godoy

Aluno: Kamilla Moreira de Sousa Dias

nº11215100048





ATIVIDADE - AD1 (1º semestre/2013)


"A existência ética"

SENSO MORAL

Valores que construímos a respeito da idéia de bem e de mal, a respeito do que seja felicidade e de comocompreendemos o mundo. Nossas emoções quando relacionados à conduta humana.
CONSCIÊNCIA

É a capacidade de examinar a si mesmo e fazer um julgamento sobre si mesmo, dar testemunho de si mesmo. A consciência é inerente no homem. É uma percepção ou senso íntimo do que é certo e do que é errado, que desculpa ou acusa a pessoa. Portanto, a consciência julga. Ela pode também ser treinada porpensamentos e atos, convicções e regras, implantadas na mente da pessoa por estudo e experiência. Faz uma comparação com o proceder adotado ou pretendido. Daí soa o alarme quando as regras e o proceder estão em conflito, a menos que a consciência esteja “cauterizada”, tornada insensível por contínuas violações dos seus avisos. A consciência pode ser um instrumento de segurança moral, no sentido de quegera prazer ou dor pela conduta boa ou má da própria pessoa.
MORAL

Moral é um conjunto de regras no convívio. Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.

JUÍZO DE FATO

É uma constatação.Geralmente é um acontecimento que poderá ter suas causas e conseqüências explicadas e provadas, como por exemplo, fenômenos metrológicos.

JUÍZO DE VALOR

É avaliação sobre o fato, pode referir-se a uma tentativa de julgamento baseada numa avaliação estudada das informações disponíveis, tomadas como sendo incompletas e em evolução. Referentes a uma opinião individual.

JUÍZO ÉTICO DE VALORSempre serão aqueles que irão avaliar os fatos e as ações, adotando critérios de certo e errado como base.
JUÍZO ÉTICO NORMATIVO

Estão associados em normas que determinam o que se considera como correto e incorreto a respeito de determinada situação.



A VIOLÊNCIA SEGUNDO A ÉTICA

As várias culturas e sociedades não definiram e nem definem a violência da mesma maneira, mas, ao contrário,dão-lhe conteúdos diferentes, segundo o tempo e o lugar. A violência é o uso da força física, do constrangimento, da coação, da ideologia, do poder para impor a vontade de uma pessoa ou grupo social sobre outros, envolvendo questões sociais, políticas, pessoais, emocionais... Através da ética podem-se impor limites e controle. Deseja-se que o próprio ser humano seja capaz de compreender o seupapel na sociedade em que vive, possua consciência moral com responsabilidade.

VONTADE

A vontade é esse poder deliberativo e decisório do agente moral. A vontade não pertence à razão, é infinita, nunca para de querer, é uma angústia constante de desejo.

SUJEITO ÉTICO

A capacidade que você tem de fazer um julgamento de valor a respeito das atitudes e desses do seu dia a dia. O sujeito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética ou filosofia moral (marilena chauí)
  • Resumo do texto de marilena chauí "a existência da ética"
  • Resenha a existência ética
  • Resenha a existência ética
  • resumo Filosofia Marilena Chaui
  • Resenha do texto a existência ética, marilena chauí
  • Resumo da Introdução do livro Convite a filosofia, Marilena Chaui
  • Convite à filosofia (marilena chaui)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!