A exentrica família de antonia

3004 palavras 13 páginas
Definido como uma celebração da vida e da morte, A Excêntrica Família de Antonia, vai além ao contar a história de uma encantadora geração de mulheres. Comandada por Antonia, a saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo. Passear com Antonia por suas paisagens modificadas a qualquer momento pela força da imaginação e conhecer seus curiosos personagens, o filósofo pessimista, a netinha superdotada, a filha lésbica, a vó louca, o padre herege, a amiga que adora procriar, a vizinha que sofre abusos sexuais e os muitos amigos que são acolhidos por sua generosidade, vai nos fazer lembrar do quanto ainda se pode fazer pelo mundo, pela vida e por tudo que existe em nós e precisa ser modificado, simplesmente celebrando a felicidade!

Este filme foi um dos grandes "culpados" para o meu despertar filosófico. Lembro-me muito bem quando o assisti pela primeira vez; tinha apenas 12/13 anos na epóca. Lembro mais ainda de um grande personagem no filme que me marcou muito, justamente o filósofo do filme conhecido como "Dedo Torto" e a sua "Carta" . Fiquei tão impressionada com o conteúdo da Carta que me lembro até hoje. E aqui transcrevo:

"(...)É absurso crer que a dor constate que nos aflinge seja apenas momentânea . Pelo contrário: a desgraça é a regra e não a exceção. A quem culpar por nossa existência? A explosão solar que nos deus a vida? Eu me acuso já que não creio em Deus ou reencarnação, se acreditasse poderia me iludir de que a vida nos promete uma divina sobremesa após uma indigesta refeição. Não quero mais pensar, acima de tudo não quero pensar".

A Excêntrica Família de Antonia”. Excêntrica, como um pouco de cada um de nós. E não somente de Antonia. O caráter da obra é universal, como se a epopéia da matriarca que a batiza fosse uma metáfora para a existência de cada um de nós. Especialmente uma metáfora para o universo feminino, mais acolhedor que o masculino, capaz de criar com naturalidade um “círculo

Relacionados

  • Visão do multiculturalismo do filme a exentrica familia de antonia
    512 palavras | 3 páginas
  • Resenha do Filme
    670 palavras | 3 páginas