A exclusão escolar sob a ótica de pierre boudier

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2013
A “exclusão Escolar”

Sob a ótica de Pierre Bourdie




Introdução:


O tema exclusão escolar é algo que abrange inúmeros aspectos “psicológicos”, políticos, geográficos e culturais. No entanto Neste trabalho analisaremos esse tema sob a ótica do sociólogo Pierre bourdier, enfatizando os principais Fatores que influenciam diretamente na ocorrência da exclusão no âmbito escolar.Bourdie, sociólogo francês (1930-2002), fundamenta seu pensamento pela grande influência de Max Weber e Durkheim. Foi um dos primeiros sociólogos europeus com análise voltada à sociologia da educação e da cultura que marcaram gerações de intelectuais e de grande notoriedade nacional e internacional. Dedicou-se à pesquisa das sociedades contemporâneas e das relações sociais que mantêm os diferentesgrupos sociais tendo o sistema de ensino como instituição que permite a reprodução da cultura dominante.



A exclusão dos “menos privilegiados”:


A partir de seus estudos, Bourdieu destaca que no interior de uma sociedade de classes existem diferenças culturais e por sua vez as classes burguesas possuem um determinado patrimônio cultural constituído de normas de falar, forma de conduta,de valores, etc. Já as classes trabalhadoras possuem outras características culturais que lhes têm permitido sua manutenção enquanto classes.
A escola, por sua vez, ignora estas diferenças socioculturais, selecionando e privilegiando em sua teoria e prática as manifestações e os valores culturais das classes dominantes. Com essa atitude, a escola favorece aquelas crianças e jovens que já dominameste aparato cultural. Desta forma a escola, para este sujeito, é considerada uma continuidade da família e da sua prática social, enquanto os filhos das classes trabalhadoras precisam assimilar a concepção de mundo dominante.
Essas heranças culturais são chamadas por Bourdie de “capital social”, algo transmitido pela família (meio social) ao individuo.



O Capital Cultural:


SegundoBourdieu a herança cultural difere sob dois aspectos: a classe social que é a responsável pela diferença inicial das crianças diante da experiência escolar e, consequentemente, pelo êxito no ambiente escolar.
Bourdieu utiliza a terminologia “capital cultural” para explicar a relação, muitas vezes constatada, entre o nível cultural global da família e o êxito escolar da criança.
Desse modo, os ‘bonsalunos’ crescem de acordo com a renda de suas famílias. Outro fator importante: a proporção de bons alunos pode variar de maneira significativa de acordo com o grau de instrução de seus pais.
Podemos entender que o êxito escolar do meio familiar, influência no êxito do educando, assim como a questão dos conhecimentos culturais da família (teatro, música, jazz, cinema, livros e outros). Assim onível cultural permite explicar as variações mais importantes do êxito escolar, mesmo em um nível elevado de estudo.
A “transmissão do capital cultural” está diretamente relacionada à classe social que a família pertence. Entende-se como processo de aculturação que ocorre desde a antiguidade e contínua a separar os indivíduos aparentemente iguais tantos no êxito social quanto no escolar. Criançasoriundas de meios mais favorecidos herdam hábitos e treinamentos usados nas atividades escolares.



Escolha do destino:


Outro fator questionado por Bourdieu é a “escolha do destino”.

“pois, as atitudes dos membros das diferentes classes sociais, pais ou crianças e, muito, particularmente, as atitudes a respeito da escola, da cultura escolar e do futuro oferecido pelos estudos são, emgrande parte, a expressão do sistema de valores implícitos ou explícitos que eles devem à sua posição social”.

De fato, podem dizer que a escolha de um curso, ou local onde se deseja estudar, na maioria dos casos exprime concordância plena entre a vontade da família e as orientações por ela.
Para Bourdieu as condições objetivas que definem as atitudes dos pais e que dominam as escolhas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O INSPETOR ESCOLAR SOB A ÓTICA DA LEGISLAÇÃO
  • Pierre Boudier
  • Exclusão escolar
  • analise sob a otica do silogismo
  • Cpi sob a ótica do stf
  • O mundo sob a ótica do neoliberalismo
  • Sustentabilidade sob a ótica utilitarista
  • A Ética Sob a ótica de Kant

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!