A evolucao dos meios geograficos

Páginas: 5 (1217 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
A evolução dos meios geográficos
Os meios geográficos
Principais características
Meio Natural
- adaptação humana aos sistemas naturais;
- escassez de técnicas;
- poucas modificações no espaço.
Meio Técnico
-inovações técnicas;
-espaço mecanizado;
-profundas transformações espaciais.
Meio Técnico- Científico-Informacional
-profunda interação entre a ciência e a técnica;
-evolução do setor ligadoa informação e a comunicação;
-mundialização do circuito espacial da produção;
-ideologia do consumo, do crescimento econômico e do planejamento.
Fonte: elaborado a partir de dados coletados em Santos & Silveira (2001), Moreira (2002) e Santos (1992).
2.1 Meio natural
O meio natural é marcado pelos tempos lentos da natureza, e pela adaptação humana aos sistemas naturais. Esse período secaracterizou pela escassez de instrumentos artificiais necessários ao domínio desse mundo natural, e pode ser chamado também de pré-técnico.
Devido ao exposto acima, podemos entender que o espaço geográfico nesse período sofreu poucas modificações pela ação humana, pois se toda ação supõe uma técnica, e o referido período foi marcado pela escassez de técnicas, logicamente houve uma predominância do meionatural sobre o antrópico.
Dessa forma, Santos & Silveira (2001), com base em Galvão, entendem que os assentamentos humanos fundavam-se assim nas ofertas da natureza e, as localizações econômicas, resultavam da combinação entre as necessidades de cada produto e as condições naturais preexistentes. Assim, as necessidades humanas eram balizadas pela reprodução harmoniosa da natureza e os seres humanosprocuravam se adaptar ao meio natural.
2.2 Meio Técnico
Um segundo período, no entendimento de Santos & Silveira (2001), é aquele em que predominam os meios técnicos e o espaço é mecanizado. Pode-se chamar de meio técnico, o período a partir do qual a produção se tornou social. Esse período é marcado pelas inovações técnicas e o conseqüente aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho. É umperíodo em que os assentamentos humanos não se fundam mais nas ofertas da natureza, e as condições econômicas não dependem exclusivamente de condições naturais preexistentes.
Nessas condições, a apropriação da natureza é intensificada em tal período, pois os instrumentos de trabalho tornam-se mais complexos, deixando de ser prolongamentos da mão do homem, em alguns casos, para se constituírem emverdadeiras próteses impostas a natureza.
Assim, é importante lembrar que por mais que as atividades humanas transformassem o espaço e a sociedade, nos seus mais diversos segmentos, ela não chega a eliminar a ação das forças naturais. Os espaços passam a se diferenciar uns dos outros pelo nível de mecanização e em função da extensão. Por isso, na percepção de Moreira (2002):
O período técnico vê aemergência do espaço mecanizado. Os objetos que formam o meio não são apenas objetos culturais: eles são culturais e técnicos ao mesmo tempo. Quanto ao espaço, o componente material é crescentemente formado do 'natural' e do 'artificial'. Mas o número e a qualidade de artefatos variam. As áreas, os espaços, as regiões, os países passam a se distinguir em função da extensão e da densidade da substituição,neles, dos objetos naturais e dos objetos culturais. ...(p.24).
Nesse sentido, a aceleração e a difusão das inovações técnicas, bem como a concepção de domínio da natureza pelo homem, tiveram o surgimento do Capitalismo como marco fundamental, nos séculos XV e XVI. Assim sendo, a cada período são implementadas novas transformações nas técnicas e, por conseqüência, no espaço também.
2.3 Meiotécnico-científico-informacional
O terceiro período começa praticamente depois da Segunda Guerra Mundial, onde os grandes instrumentos políticos e os grandes provedores das idéias que iriam guiar a reconstrução ou a remodelação dos espaços nacionais, juntamente com a da economia, da sociedade e da política, foram às ideologias do consumo, do crescimento econômico e do planejamento.
Desse modo, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio geografico
  • a evolução do pensamento geográfico
  • evolucao do pensamento geografico
  • Evolucao do pensamento geografico
  • Evolucao do pensamento geografico
  • A evolução do espaço geográfico
  • evolucao do pensamento geografico
  • evolucao do pensamento geografico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!