A evolucão da história da psicologia

Páginas: 5 (1248 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
A EVOLUCÃO DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
"A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta". Com essa frase descreveu Herrmann Ebbinghaus, um dos primeiros psicólogos experimentais, a situação da psicologia - tanto em 1908, quando ele a escreveu, como hoje: desde a Antiguidade pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à naturezahumana - a percepção, a consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX. O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 em Leipzig, na Alemanha. Seu interesse se haviatransferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos. Alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos. Edward Titchener foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Estados Unidos.Mas uma outra perspectiva se delineava: o médico e filósofo americano William James propôs em seu livro The Principles of Psychology (1890) - para muitos a obra mais significativa da literatura psicológica - uma nova abordagem mais centrada na função da mente humana do que na sua estrutura. Nessa época era a psicologia já uma ciência estabelecida e até 1900 já contava com mais de 40 laboratóriosna América do Norte. Antes de abordar o pensamento filosófico, é importante ancorar na forma mais antiga de pensamento a que temos acesso. Para tanto, a Antropologia nos oferece, através de suas pesquisas, um retrato de como o homem primitivo concebia a realidade (séc. X a VIII a.C.). O pensamento mítico, que dominou esses séculos, oferece-nos uma “lógica sensível” da realidade. Através das vozesdos poetas e declamadores ambulantes, a história é contada, os fenômenos são explicados, as relações sociais justificadas através dos mitos. São eles que oferecem a primeira compreensão coletiva da realidade. Há muito que se aprender com os mitos; a própria origem da palavra psicologia deriva da mitologia grega (Psyché = alma). A primeira compreensão de alma nos aponta para uma essência que é danatureza do vento e que está numa ligação simbiótica com as forças próprias da vida.
Psicologia e história
A história da psicologia tem por volta de 2000 anos. É entre os filósofos gregos a primeira tentativa de sintetizar uma forma de Psicologia. A psicologia é definida como o "estudo da alma". A duas linhas básicas, uma deidealistas versus materialistas.


Sócrates - razão - teoria da consciência.
(“Conhece-te a ti mesmo”)



Platão - lugar para a razão separação de alma e cabeça. ("Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham-se a filosofar verdadeiramente." (Platão, Carta Sétima,326b).

Aristóteles - alma e corpo - não dissociados estudou diferenças entre: razão, percepção e sensação. Com Aristóteles chega-se ao ponto mais alto da Filosofia Grega.
Isso aconteceu 2300 anos antes do advento da psicologia científica.
No Império Romano e na Idade Média há o aparecimento e o desenvolvimento do cristianismo. A psicologia, nessa época, está no estudo religioso. (“"Nem todospodem ser ilustres, mas todos podem ser bons."

Santo Agostinho (354-430) -
Cisão entre alma e corpo.
Alma - prova de manifestação divina no homem e sede do pensamento – IMORTAL (“O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios.)

São Tomás de Aquino (1225-1274)
Aparecimento do protestantismo e ruptura da Igreja Católica
Distinção entre> essência e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução da ciência psicológica psicologia e história
  • O ser humano, psicologia, conceito, evolução e história.
  • evolução da psicologia
  • A Evolução da Psicologia
  • A Evolução da Psicologia
  • A evolução da psicologia
  • A evolução da psicologia
  • evolução da psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!