A Evolu o dos Computadores

Páginas: 6 (1334 palavras) Publicado: 22 de abril de 2015
 A Evolução dos Computadores
Para entender como a era da computação atual chegou a esse nível devemos saber como tudo começou, desde os primeiros equipamentos da época que eram totalmente mecânicos com grandes máquinas e grandes válvulas.
Da Geração Zero em 1642 a Pascalina foi a primeira calculadora mecânica do mundo. Foi criada porBlaise Pascal que pretendia contruir uma máquina que realizasse as quatro operações fundamentais, mas apenas conseguia fazer diretamente operações de adição e subtração. As operações de multiplicação e divisão podiam ser feitas por repetiçoes.
Já em 1944 Howard Aiken juntamente com a Marinha dos EUA e a IBM foi criado o Mark I. Era um calculador lento demorando 3 a 5 segundos para efetuaruma multiplicação, mas era totalmente automático e podia realizar cálculos extensos sem intervensão humana. O Mark I trabalhava números com 23 decimais e realizava as quatros operações aritiméticas. E ainda calculavam funções logarítmicas e trigonométricas.
Em 1945 os primeiros computadores da Primeira Geração eram gigantescos, e são chamados de ENIAC e o UNIVAC que eram destinados apenasas funções de cálculos, sendo ultilizados para resolução de problemas específicos.
Por que problemas específicos? Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem padronizada de programação. Ou seja, cada máquina possuía seu próprio código e, para novas funções, era nescessário reprogramar completamente o computador.
Antigamente para você ter um computadorvocê precisaria de uma sala enorme para conseguir armazenar um computador, e muito dinheiro para sustenta-lo, já que eles funcionavam com grandes válvulas que com poucas horas de utilização,
essas valvúlas eram queimadas e demandavam à substituição. Por isso, a cada ano era trocadas cerca de 19 mil delas em cada maquina. Como podemos perceber, esses computadores não saíam baratos para os seusproprietários.
Já na Segunda Geração as gigantes máquinas não estavam sendo rentáveis pelo contantes gastos com manuntenção. A principal necessidade era substituir as válvulas elétricas por uma nova tecnologia que permitisse um armazenamento mas discreto e não fosse tão reponsável pela geração de calor excessivo, evitando superaquecimento.
Foi então que os trasintores (criados em1947 pela empresa Bell Laboratories) passaram a integrar os painéis das máquinas de computar. Os componentes eram criados a partir de materias sólidos conecidos como “Silício”. Existia uma série de vantagens dos transistores em relação às válvulas. As dimensões desses componentes eram bastantes reduzidas, tornando os computadores da segunda geração cem vezes menores do que os da primeira. Alémdisso, os novos computadores também surgiram mas econômicos, tanto em questões de consumo energético, quanto em preços de peças.
Na Terceira Geração a invenção do circuito integrado de silício por Robert Noyce, em 1958, permitiu que dezenas de trasitores fossem colocados em uma única pastilha (ou chip). Isso conduziu a produção de computadores a um novo patamar, totalmente impensavél nasgerações anteriores. Esse novo componente foi chamado de Semicondutor que garantiu aumento significativos na velocidade e eficiência dos computadores, permitindo que mas tarefas fossem desempenhada em períodos de tempos mas curtos.
Com a terceira geração dos computadores, surgiram também os teclados para degitação de comandos. Monitores tambem permitiram a visualização de sistemas operacionaismuitos primitivos, e ainda completamente distante ds sistemas gráficos que conhecemos e utilizamos atualmente.
Apesar das facilidades trazidas pelos semicondutores, os computadores dessa geração nao foram reduzidos, sendo que um dos modelos de mais sucessos o IBM 360, que vendeu mas de 30 mil unidades, chegava a pesar mas do que os antecessores. Nessa época no final da década de 1970 e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolu O Dos Computadores
  • Evolu O Dos Computadores
  • Evolu O Dos Computadores
  • A EVOLU O DOS COMPUTADORES
  • Evolu o dos computadores
  • evolu o dos computadores
  • Evolu O Dos Computadores
  • A Evolu O Dos Computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!