A Evolu O Do Pensamento Pedag Gico Pt 02

4075 palavras 17 páginas
A Evolução do Pensamento Pedagógico - 2ª parte
INTRODUÇÃO
A educação vem sendo desenvolvida há muitas décadas. Na Grécia Antiga começou a perceber-se a necessidade da educação em espaços reservados, afastando-se do cotidiano, inicia-se, então, a historia da educação, como a entendemos hoje.
Este trabalho foi realizado após pesquisas e leituras, sendo uma síntese dos pensadores e correntes filosóficas que influenciaram a evolução do pensamento pedagógico, com o propósito de mostrar o nosso conhecimento e a nossa compreensão, tendo como base a filosofia de Sócrates e partindo assim para os pensamentos platônicos e aristotélicos: idealismo e realismo, e a continuação dessas linhas de pensamento.

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO
SÓCRATES (469-399 a.C.): Nada deixou escrito, pois ensinava através do diálogo, achava importante o contato direto com os interlocutores. Preocupava-se com o auto-conhecimento à sabedoria e a prática do bem. Através de seus pensamentos surgiram duas vertentes: idealismo e realismo. Demonstrava que não sabia, assim teria que despertar e levar o interlocutor a expor suas opiniões elevava o aluno perceber as próprias contradições, revendo conceitos e reconstruindo de seu pensamento.

IDEALISMO: Tendência filosófica que reduz toda a existência ao pensamento. Tudo o que existe teve um sentido mental. Trata-se da capacidade da inteligência para idealizar. Considera a ideia como sendo o princípio do ser e do conhecer.

PLATÃO (427-347): Através da passagem do mundo das sombras para o mundo das ideias se desenvolve o conhecimento humano. O método de ensino é a dialética (contraposição de uma opinião com a crítica que podemos fazer). Aprender é despertar no individuo o que já sabe. Defendia que as ideias formavam o foco do conhecimento intelectual. Os pensadores teriam a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências.

REALISMO: Teoria que diz que o indivíduo aprende pela experiência, o conhecimento está no mundo.

Relacionados

  • Mulheres Matemáticas
    31369 palavras | 126 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • Freio ABS
    28710 palavras | 115 páginas