A evolUçao do modelo atomico

Páginas: 3 (502 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013

A Evolução do modelo atómico

O químico inglês John Dalton, viveu entre 1766 a 1825, e afirmou que o átomo eram partículas elementares, pequenas, indivisíveis e indestrutíveis.
Na sua opinião,todos os átomos com o mesmo elemento químico eram iguais, até mesmo as suas massas.
O Seu modelo atómico também é conhecido como "modelo da bola de bilhar".

Modelo atómico de Dalton

O físicoinglês Thomson, em 1897, descobriu partículas negativas muito mais pequenas que os átomos, dando-lhe o nome de electrões, provando assim que os átomos não eram indivisíveis e que eram constituídos poruma parte central esférica com carga eléctrica positiva onde os electrões estariam separados, em número suficiente para que a carga total do átomo fosse nula.
O seu modelo atómico também é conhecidotambém como o "modelo de pudim com passas".


Modelo atómico de Thomson
O modelo atómico de Rutherford demonstrou que a maior parte do átomo era espaço vazio, estando a carga positiva localizadano núcleo, sendo aí onde se localizava a maior parte da massa e os electrões estariam a girar em seu torno.
Rutherford também descobriu a existência dos protões, mas também que o átomo era formadopor um núcleo muito pequeno em relação ao átomo, com carga positiva, no qual se concentrava praticamente toda a massa do átomo, e que seria em redor do núcleo que se localizavam os electrõesneutralizando a carga positiva.

Modelo atómico de Rutherford


O físico dinamarquês Niels Bohr apresentou algumas alterações ao modelo de Rutherford baseando-se na ideia de que um electrão num átomoadquire apenas certas energias, e cada energia é representada por uma órbita definida, particular. Se o electrão recebe energia ele move-se para uma outra órbita mais afastada do núcleo. Pode ocorrer pelaperda de energia por irradiação, e sendo assim, o electrão cai para uma órbita mais próxima do núcleo. Porém o electrão não pode ficar entre duas órbitas definidas, específicas, pois assim não seria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução dos modelos atómicos
  • Evolução modelos atômicos
  • A evolução do modelo atômico
  • evolução doa modelos atomicos
  • Evolução do modelo atômico
  • Evolução dos modelos atomicos
  • Evolução do modelo atômico
  • Evolução dos modelos atômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!