A evolução historica da administração da produção desde a revolução industrial

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
Etapa 1 - Administração da Produção e Operações
A evolução historica da administração da produção desde a revolução industrial
A administração da produção existe desde sempre quando nossos antepassados polia pedra em busca de um utensilios. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos, que com maiores demandas começa a contratar ajudantes e aestabelecer prazos de entrega e classificar prioridades. Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em declinio. Com a descoberta da maquina, em 1764 começa se a trocar pessoas por maquinas, surgindo as primeiras fabricas. Tempos depois nestas fabricas surge a administração da produção que pode ser definida como a área da empresa capaz de produzir bens ou serviços por meio dasmelhores decisões e responsabilidades vindas de seus gerentes de produção, tais profissionais são responsáveis por utilizar alguns ou todos os recursos disponíveis para a função produção sempre com vistas aos objetivos definidos pela organização. Esta produção se concretiza por meio das operações que compõe as atividades da empresa capaz de produzir bens ou serviços que podem alterar em função dademanda, do volume, da variedade ou contato com o consumidor. Em empresas prestadoras de serviços o principal material será a informação, já em indústrias o processo será o percurso do material desde sua entrada até sua saída já transformado utilizando sempre o trabalho desenvolvido pelos homens ou maquinas em um tempo definido, sendo assim as organizações buscam constantemente por melhores métodosde trabalho e processos capazes de obter melhores práticas de produtividade, ou seja, produzir mais com o menor custo possível.
São Recursos dos Administradores -
Just in time : É um sistema que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just in time é em inglês, e significa na hora certa. Pode ser aplicado em qualquer organização, e é muitoimportante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.
Engenharia Simultanea : É uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e montagem. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclode vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes.
Tecnologia de Grupo : A Tecnologia de Grupo (TG) é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades daempresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.)
Consórcio Modular : O consorcio modular foi criado com o objetivo de transmitir aos fornecedores a responsabilidade pela montagem na linha de produção de todos os componentes dos produtos, conseguindo assim uma redução nos custos e estoques. Não há funcionários da montadora na linha de montagem e os investimentosneste setor são compartilhados entre montadora e fornecedores (modulistas). Neste caso, modulistas e montadora convivem numa mesma planta.
Celulas de Produção : É costume o departamento de produção de uma empresa apresentar-se dividido em setores que recebem diferentes setores de uma empresa, cada um desses setores executa um tipo de trabalho, o arranjo físico em células de produção consiste emreagrupar as máquinas ou postos de trabalho de forma que cada grupo (célula) fabrique os produtos totalmente (do início até o fim).
Desdobramento da função Qualidade : É uma das ferramentas da qualidade que que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria, possibilitando “ouvir” a voz do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução histórica da administração da produção
  • Evolução histórica da administração da produção
  • Evolução Histórica da Administração de Produção
  • Evolução historica da administração da produção
  • A evolução histórica da administração da produção
  • A evolução histórica da Administração da Produção e Operações
  • INTRODUÇÃO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
  • Analise Histórica da Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!