A evolução economica da india

Páginas: 2 (319 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
A Economia da Índia é a 10a maior do mundo em PIB nominal e e a 4a em Paridade de Poder de Compra, bem como a terceira mais mais desenvolvida da Ásia, atrás apenas das economias do Japãoe da China.
Os principais produtos cultivados são: chá, algodão, trigo, juta, arroz, tabaco, milho e cana-de-açúcar.
Existem grandes áreas com monoculturas voltadas para a exportação.São as plantations, cultivadas desde a época em que os ingleses colonizaram essa região, sendo estes produtos o Chá, tabaco e algodão, são os produtos típicos para o mercado externo.
Tem osegundo maior rebanho bovino do mundo, perdendo apenas para o Brasil. Em relação a parcerias Índia, Brasil, China e Coreia do Sul lideram o G-21 (grupo dos 21 países do mundo emdesenvolvimento).
Com um PIB de 785 biliões de dólares (ou 3,6 trilhões de dólares pelo critério de paridade do poder de compra - PPC), a Índia é a 12ª maior economia do mundo (ou a quarta maior,pelo critério PPC). Entretanto, devido à grande população, a renda per capita é consideravelmente baixa: em 2005, o FMI classificou a Índia na 135a posição em termos de renda per capita (ouna 122a posição, pelo critério PPC), dentre 182 países e territórios. Cerca de 60 por cento da população dependem diretamente da agricultura. A indústria e os serviços têm se desenvolvidorapidamente e respondem por 25 e 51 por cento do PIB, respectivamente, enquanto que a agricultura contribui com cerca de 25,6 por cento. Mais de 25 por cento da população vivem abaixo dalinha de pobreza, apesar da existência de uma classe média grande e crescente de 300 milhões de pessoas.
O desenvolvimento econômico indiano é freado, porém, por uma infraestruturainsuficiente, uma burocracia pesada, altas taxas de juros e uma "dívida social" elevada (pobreza rural, importante analfabetismo residual, sistema de castas, corrupção, clientelismo etc.).
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução economica da india
  • Evolução economica
  • Evolução Economica
  • Evolução Econômica
  • china e india evolução
  • Economia
  • Síntese da evolução econômica
  • Evolução da ciência econômica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!