A evolução dos modelos atómicos

Páginas: 12 (2767 palavras) Publicado: 8 de março de 2014
Em química e da física , a teoria atômica é uma teoria científica da natureza da matéria , que afirma que a matéria é composta de unidades discretas chamadas átomos , em oposição ao conceito antiquado que considerou que a matéria pode ser dividida em qualquer quantidade arbitrariamente pequena . Ele começou como um conceito filosófico na Grécia antiga e entrou no mainstream científico no iníciodo século 19, quando as descobertas no campo da química mostrou que a matéria de fato se comportam como se fosse composta de partículas .
A palavra átomo vem da antiga atomos adjetivo grego , que significa " indivisível " .
Em 1585 Giordano Bruno usado Fabrizio Mordente oito pontos da bússola proporcional para refutar a hipótese de Aristóteles sobre a incomensurabilidade dos infinitesimais ,confirmando , assim, a existência do " mínimo ", que foi a base de sua própria teoria atômica. Embora o seu trabalho não foi baseada em evidência experimental , o padre jesuíta Roger Boscovich , desde a primeira teoria matemática geral do atomismo , com base nas idéias de Newton e Leibniz , mas transformá-los , de modo a fornecer um programa para a física atômica. Em 1745 , Boscovich publicado DeViribus Vivis em que ele tentou encontrar um meio-termo entre a teoria gravitacional de Isaac Newton e da teoria metafísica de Gottfried Leibniz de mônada pontos . Ele desenvolveu um conceito de " impenetrabilidade " como uma propriedade dos corpos rígidos , que explicou o seu comportamento em termos de força e não importa . Decapagem átomos de sua matéria , impenetrabilidade é desassociado de durezae , em seguida, colocar em uma relação arbitrária a elasticidade. Impenetrabilidade tem um sentido cartesiano que mais do que um ponto não pode ocupar a mesma posição ao mesmo tempo. Em Veneza , em 1758 , ele publicou a primeira edição de sua obra, Philosophiae naturalis Theoria redacta ad unicam legem virium in natura existentium , contendo sua teoria atômica e sua teoria das forças.Desenvolvimentos experimentais modernos cedo
Perto do final do século 18, duas leis sobre reações químicas surgiu sem se referir à noção de uma teoria atômica. A primeira foi a lei da conservação da massa , formulado por Antoine Lavoisier em 1789 , que afirma que a massa total em uma reação química se mantém constante . A segunda foi a lei das proporções definidas . Primeiro comprovada pelo químico francêsJoseph Louis Proust em 1799 , essa lei estabelece que se um composto é dividido em seus elementos constitutivos , em seguida, as massas dos constituintes sempre terá as mesmas proporções , independentemente da quantidade ou fonte da substância original .
John Dalton estudado e expandiu -se neste trabalho anterior e desenvolveu a lei de várias proporções : se dois elementos se juntam para formarmais do que um composto , em seguida, as proporções das massas do segundo elemento que se combinam com uma massa fixa de o primeiro elemento vai ter rácios de inteiros pequenos . Por exemplo , Proust estudou óxidos de estanho e verificaram que as suas massas eram ou 88,1 % de estanho e 11,9 % de oxigénio , ou 78,7 % de estanho e óxido de oxigénio de 21,3 % e de dióxido de estanho , respectivamente) . Dalton notar a partir destas percentagens que 100g de estanho vão combinar quer com 13,5 g ou 27 g de oxigénio , 13.5 e 27 formam uma relação de 1:2 . Dalton encontrou uma teoria atômica da matéria poderia elegantemente explicar esse padrão comum em química - no caso dos óxidos de estanho de Proust , um átomo de estanho irá combinar com um ou dois átomos de oxigênio.
Dalton também acreditavateoria atômica poderia explicar por que a água absorvida gases diferentes em proporções diferentes : por exemplo, ele descobriu que a água absorvida dióxido de carbono muito melhor do que ele absorveu de nitrogênio . Dalton hipótese de isso foi devido às diferenças na massa e complexidade das respectivas partículas dos gases . Com efeito , as moléculas de dióxido de carbono são mais pesados ​​e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução modelos atômicos
  • A evolução do modelo atômico
  • A evolUçao do modelo atomico
  • evolução doa modelos atomicos
  • Evolução do modelo atômico
  • Evolução dos modelos atomicos
  • Evolução do modelo atômico
  • Evolução dos modelos atômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!