a evolução dos micros computadores

Páginas: 9 (2083 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2015

Fundamentos de Sistemas Operacinais
A Evoluçãos dos Micros.
Introdução.
As gigantes válvulas da primeira geração
Os primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC eram destinados apenas a funções de cálculos, sendo utilizados para resolução de problemas específicos.
Por que problemas específicos? Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem padronizada deprogramação. Ou seja, cada máquina possuía seu próprio código e, para novas funções, era necessário reprogramar completamente o computador.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Domínio Público
Esses computadores antigos ainda sofriam com sérios problemas de superaquecimento. Isso porque em vez de microprocessadores, eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais,por meio de pulsos. Elas funcionavam de maneira correlata a uma placa de circuitos, sendo que cada válvula acesa ou apagada representava uma instrução à máquina. Com poucas horas de utilização, essas válvulas eram queimadas e demandavam substituição. Por isso, a cada ano eram trocadas cerca de 19 mil delas em cada máquina por isso esses computadores tinham altos custos para seus propietários.Ransistores e a redução dos computadores
Com os altos custos as gigantes máquinas não estavam sendo rentáveis, pelos constantes gastos com manutenção. A principal necessidade era substituir as válvulas elétricas por uma nova tecnologia que permitisse um armazenamento mais discreto e não fosse tão responsável pela geração de calor excessivo, evitando superaquecimentos. Foi então que os transistorespassaram a integrar os painéis das máquinas de computar. Os componentes eram criados a partir de materiais sólidos conhecidos como “Silício”. Mesmo material utilizados até hoje em placas e outros componentes, extraídos da areia abundante.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Hohum
Existia uma série de vantagens dos transistores em relação às válvulas. Dimessões menores tornava os computadores dasegunda geração cem vezes menores do que os da primeira. Além disso, os novos computadores também surgiram mais econômicos, tanto em questões de consumo energético, quanto em preços de peças.
Para os comandos desses computadores, as linguagens de máquina foram substituídas por linguagem Assembly. Esse tipo de programação é utilizado até hoje, mas em vez de ser utilizado para softwares ousistemas operacionais, é mais frequente nas fábricas de componentes de hardware, por trabalhar com instruções mais diretas. Em vez das 30 toneladas do ENIAC, o IBM 7094 (versão de maior sucesso dessa segunda geração de computadores) pesava apenas 890 Kg. E por mais que pareça pouco, essa mesma máquina ultrapassou a marca de 10 mil unidades vendidas.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons/David MonniauxMicroprocessadores: o início dos computadores pessoais.
Os computadores da quarta geração foram os primeiros a serem chamados de "microcomputadores" ou simplesmente "micros" . Isso se deve ao fato de pesarem bem menos de 20kg o que torna o armazenamento bem mais facilitado.
O componente que tornou isso possivel foram os "microprocessadores". O surgimento dos pequenos chips de controle eprocessamento tornou a informática muito mais acessível, além de oferecer uma enorme gama de novas possibilidades para os usuários.
Em 1971, já eram criados processadores com esse novo formato, mas apenas na metade da década começaram a surgir comercialmente os primeiros computadores pessoais. Os Altair 880 podiam ser comprados como um kit de montar, vendidos por revistas especializadas nos EstadosUnidos. Foi com base nessa máquina que Bill Gates e Paul Allen criaram o “Basic” e inauguraram a dinastia Microsoft.

Fonte da imagem: Musée Bolo
Notebooks: a quarta geração portátil
Considerando o progresso da informática como sendo inversamente proporcional ao tamanho ocupado pelos componentes, não seria estranho que logo os computadores transformassem-se em peças portáteis. Os notebooks...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Micro computadores
  • Evolucao dos computadores
  • Evolução computadores
  • A evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • A evolução dos computadores
  • A evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!