A evolução dos direitos fundamentais: Direitos econômicos e sociais e os novos direitos da solidariedade.

Páginas: 19 (4708 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2014
Sumário
Introdução 4
Conteúdo 5
Conclusão 6
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 7


















Introdução

Esta atividade compete em abordar A Evolução dos Direitos Fundamentais, sendo eles Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade.
Conforme estudado em sala de aula, a evolução dos direitos humanos fundamentais teve início com o reconhecimento dasLiberdades Públicas, que foram à primeira geração de direitos humanos.















Conteúdo

A Evolução Direitos Humanos fundamentais de segunda geração, de natureza social, econômica e cultural, possuem origem ligadas às lutas das classes trabalhadoras após a Revolução Industrial e se englobam nos âmbitos do trabalho, das relações de produção e dos direitos à assistênciasocial, à associação sindical, ao descanso e ao lazer, à saúde, à educação, à livre participação na vida cultural da comunidade, entre alguns.
Para a melhor compreensão de como surgiram e se consolidaram, é de grande importância relatar fatos e ideias que tiveram maior destaque ao longo do século XIX e começo do XX.
O primeiro cenário de Liberalismo Econômico, ocorreu na Europa do século XIX, ocenário era de Liberalismo Econômico, com um estado mínimo interventor e vigência das normas decorrentes das revoluções liberais. Também como consequência da Revolução Industrial, o mundo conhece um alto acúmulo de riquezas antes jamais vivenciado na história da humanidade, porém essa herança ficou concentrada nas mãos de pouquíssimos empresários, a burguesia, enquanto isso, a classe trabalhadora,afundada em uma situação de miséria, contrastava totalmente com essa conjuntura de prosperidade econômica da classe burguesa. Com a explosão das máquinas, as consequências foram cada vez piores que as imaginadas: uma imensa massa de desempregados e, para quem tinha emprego, baixos salários, condições de trabalho ruim e insalubres nas fábricas, trabalho infantil e condições indignas de trabalho dasmulheres, levando a uma marginalização da classe operária. O contexto histórico, chamado de “Questão Social”, na acepção burguesa, e de “Luta de Classes”, na terminologia marxista, colocou as instituições liberais e o desenvolvimento econômico em cheque, culminando com um final de século XIX marcado por vários debates de ideias e batalhas políticas.
Na esfera política, a luta da classetrabalhadora era pelo sufrágio universal, neste momento, apenas em relação aos homens. Aos poucos, os defensores do poder do estado tiveram de ir cedendo, a classe trabalhadora foi conquistando direito ao voto e sendo disputado pelos movimentos e partidos, o que proporcionou um momento histórico propício para o surgimento de várias mudanças.
Conclusão

A defesa do consumidor não se baseia apenas napunição dos que praticam ilícitos e violam os direitos do consumidor, como também na conscientização dos consumidores de seus direitos e deveres e conscientizar os fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços sobre suas obrigações demonstrando que agindo corretamente eles respeitam o consumidor e ampliam seu mercado de consumo contribuindo para o desenvolvimento do país.


A defesa doconsumidor não se baseia apenas na punição dos que praticam ilícitos e violam os direitos do consumidor, como também na conscientização dos consumidores de seus direitos e deveres e conscientizar os fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços sobre suas obrigações demonstrando que agindo corretamente eles respeitam o consumidor e ampliam seu mercado de consumo contribuindo para o desenvolvimentodo país.
A defesa do consumidor não se baseia apenas na punição dos que praticam ilícitos e violam os direitos do consumidor, como também na conscientização dos consumidores de seus direitos e deveres e conscientizar os fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços sobre suas obrigações demonstrando que agindo corretamente eles respeitam o consumidor e ampliam seu mercado de consumo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!