A evolução do tratamento superficial químico e eletrolítico na indústria do petróleo

Páginas: 29 (7161 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Introdução

A indústria de tratamento de superfícies tem apresentado significativa evolução tecnológica dos processos físicos e químicos com o objetivo de atender os requisitos de propriedades mecânicas e de resistência à corrosão, bem como reduzir o impacto ambiental dos processos através da redução ou eliminação do uso de metais pesados e a destinação adequada dos resíduos gerados.Em nosso país atuam, aproximadamente, 4.500 empresas no setor de tratamento de superfícies, gerando 52 mil empregos diretos, tendo suas aplicações voltadas, sobretudo, para a indústria automotiva, alimentícia, eletrônica, mineração, têxtil, ferramentaria (moldes e matrizes) e a indústria de petróleo (Sbarai, 2010). As aplicações do tratamento superficial no campo da indústria petrolífera sãoespecialmente importantes para nossa região pela presença do Pólo Petroquímico de Paulínia associada ao grande número de empresas metalúrgicas que atuam como fornecedoras de peças e equipamentos para a extração e o refino de óleo combustível.



De forma geral, os revestimentos metálicos são aplicados sobre peças metálicas ou não metálicas por finalidade estética, elevar a resistência aodesgaste, conferir condutibilidade térmica elevada e dar características de reflexão de luz. Contudo, a principal razão do uso de depósitos é para a proteção contra a corrosão de peças metálicas, particularmente aquelas constituídas de aços-carbono comuns e ferros fundidos, ligas de zinco fundidas sob pressão e de algumas ligas de cobre menos resistentes à corrosão. Com maior freqüência, as peçasprotegidas são as de materiais ferrosos, pois assim consegue-se obter produtos de elevada resistência mecânica e a corrosão a um custo relativamente menor do que uma peça constituída por inteiro de um material resistente à corrosão e com as propriedades mecânicas especificadas (Bresciani Filho, 1997).






oBJETIVOS GERAIS

Este trabalho tem como objetivos principais descrever osprincipais tratamentos superficiais disponíveis aplicados a indústria petrolífera, além de estudar a evolução dos revestimentos químicos, eletrolíticos e cerâmicos usando como referência a empresa Supercromo Beneficiamento de Metais, sediada na cidade de Campinas-SP, a qual apresenta mais de 50 anos de experiência no setor de tratamento de superfícies.


oBJETIVOS ESPECÍFICOS


Comoestudante, trata-se de uma oportunidade de aprimoramento dos conhecimentos de Química Aplicada, pois corrosão e tratamentos de superfícies são assuntos importantes e que fazem parte da rotina das indústrias de Paulínia e região. O domínio destes assuntos permite gerar economia para as empresas, aumentando sua competitividade no mercado, assim como ampliar as oportunidades de trabalho e reduzir o impactoambiental de tais técnicas pela escolha correta do revestimento a ser aplicado.











































Capítulo 1


1.1. A Importância Econômica e Social do Petróleo

O petróleo é a principal fonte de energia mundial desde o início do século XX. Sua descoberta e extração maciça impulsionaram a indústria automobilística,aeronáutica, naval e petroquímica, “inundando” a vida das pessoas com inúmeros confortos: fogões domésticos abastecidos com gás liquefeito de petróleo (GLP), tintas, vernizes, tecidos sintéticos e plásticos em geral.



O suprimento de energia de um país é vital para o seu desenvolvimento social e econômico. Energia é assunto prioritário dos governos e exige planejamento de longo prazo, pois édifícil e demorado conseguir energéticos, assim como construir sistemas para os produzir e distribuir. O consumo de energia cresce com o aumento da população e das cidades e, desde o início da industrialização, esse consumo aumenta aceleradamente.






De todos os materiais que o ser humano já utilizou para obter energia (madeira, gorduras animais, óleos e ceras vegetais, entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução da industria do petroleo
  • Tratamento de resíduos oleosos da indústria de petróleo
  • Tratamento de resíduos químicos gerados pela indústria de papel e celulose
  • Tratamento Superficial
  • Tratamento superficial
  • Tratamentos Superficiais
  • Tratamentos Superficial
  • Tratamentos Superficiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!