A evolução do profissional contábil no mercado de trabalho

Páginas: 34 (8252 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
1 INTRODUÇÂO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a origem da contabilidade e o seu desenvolvimento imposta ao longo do tempo. Evidenciada por alterações rápidas e dinâmicas da economia globalizada e consequente surgimento de novas áreas de atuação do profissional contábil, influenciadas pelos avanços tecnológicos.Gerando assim uma necessidade de maior qualificação profissional e aprimoramento continuado. Formando profissionais de nível elevado, atendendo plenamente as exigências e necessidades do vasto e complexo mercado de trabalho em todos os segmentos da moderna economia.

Irá abordar a história e os períodos da Contabilidade, os fatores e os grandes vultosimportantes que contribuíram para a Contabilidade brasileira, a influência dos avanços tecnológicos na formação do profissional contábil, o surgimento das Normas Internacionais, a formação do profissional contábil e o seu desenvolvimento, o exame de suficiência, a educação continuada, o contador e o mercado de trabalho.












2 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

É de extrema importânciaestudar a história da Contabilidade, pois, assim, podemos conhecer a origem das suas aplicações e evoluções.

O homem, na era primitiva, já mostrava indícios de contabilidade a partir do momento em que começava a contar seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos. Essa contabilidade era necessária para que pudesse ser feito o registro e o controle dos seus bens. Então, dessa necessidadeque o homem tinha de contar é que surgiu a origem dos números.

Na Mesopotâmia, por volta do ano 2000 a. C., foi inventado um sistema de numeração chamado de Sistema Cuneiforme. Esse Sistema Cuneiforme era um tipo de escrita onde os números eram representados por círculos ou riscos.

Acredita-se que foi com o surgimento da linguagem escrita dos números que a ciência da Contabilidade sedestacou. Os povos egípcios, os árabes, os sumerianos e os hilitas, no século XVII a. C. eram os mais avançados em termos numéricos, usando técnicas mnemônicas e escritas hieroglíficas. Dentre eles estão também os romanos, que foram os responsáveis pela escala decimal. Os árabes, por sua vez, inventaram os algarismos arábicos, primeiro de 1 a 9, depois, descobrindo o zero, ficou de 1 a 10.

Asprimeiras contagens eram feitas utilizando os dedos das mãos, assim como fazem nossas crianças de hoje quando estão aprendendo a fazer pequenas contas.
Os babilônicos, por volta do ano 2300 a. C. também utilizavam o zero. O uso do zero no atual sistema numérico foi implantado pelos hindus. Em sua própria língua “zero” significa “vazio”. Os hindus passavam seus conhecimentos para os comerciantes que comeles negociavam. Eles eram excelentes matemáticos e, por volta do século VIII a. C. ensinaram também aos árabes o sistema numérico.

No século IV a. C. foi criado um sistema de numeração mais avançado chamado “quinário”, que recebeu este nome porque, por se agrupar de cinco em cinco, sua base é igual a cinco, pois é divisível por cinco.
Com o tempo os astecas espalharam o sistema vigesimal, quesurgiu com a soma dos dedos das mãos com os dedos dos pés.

O homem tinha de organizar as coisas comuns do dia a dia como, por exemplo, guardar reservas para dias futuros, da necessidade de trocas, e ainda, da necessidade de empréstimos, de se adquirir ou dispensar coisas de sobra, de uso ou de consumo (entradas e saídas – débitos e créditos primitivos). Na era primitiva não havia créditos, ouseja, segundo Silva e Martins (2009), a soma e a subtração surgiram com a necessidade que ad compras, vendas e trocas eram feitas à vista e como prova de dívida ou quitação assinalavam em ramos de árvore.

Foi pensando no futuro que o homem percebeu a importância de registrar os fatos para que pudesse se organizar, a fim de se aprofundar no conhecimento de sua contabilidade, ou seja, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC A Evolução Do Profissional Contábil No Mercado De Trabalho
  • O mercado de trabalho para o profissional contábil
  • A importancia e atuação do profissional contabil no mercado de trabalho
  • Tcc
  • O mercado para o profissional contabil
  • EVOLUÇAO DO ENSINO CONTÁBIL PARA AS INOVAÇÕES DO MERCADO DE TRABALHO DIANTE DO DESAFIO DA GLOBALIZAÇÃO.
  • Mercado de trabalho na area contabil
  • O mercado de trabalho da perícia contábil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!