A evolução do pensamento econômico

Páginas: 9 (2059 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
 
Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL

Paulo Faustino
Priscila Silva
Rafael Cortês

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Lorena/SP
2013

Uma breve história da economia
Nos primórdios dessa ciência, Platão foi considerado o primeiro analista econômico, mesmo que em sua época essa por sua vez era considerada apenas como ciência da administração da comunidade doméstica.Da Antiguidade à Renascença, as questões econômicas assumiram gradualmente maior importância, com o aparecimento de formas de organização mais complexas que as do primitivo regime de comunidades domésticas. Nesse período, foram abundantemente discutidos os sistemas da posse territorial, a servidão, a arrecadação tributária, a organização das corporações de possessores, dos artificia edas fraternitates, a exploração pré-capitalista das fazendas e ainda as questões relacionadas à concessão de mercados, ao comércio inter-regional, às guildas e à cunhagem e emprego de moedas.
Todavia, as dimensões da Economia só se alargariam no período pós-renascentista, quando o desenvolvimento dos novos Estados--nações da França, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Portugal e, particularmente, a descobertada América impuseram a necessidade de a Análise Econômica se desligar das questões puramente éticas, às quais se mantivera ligada como que por um cordão umbilical e pelas quais se deixara eclipsar durante longos séculos. Nesse novo período, os escritores mercantilistas desenvolveriam diversos estudos sobre a administração dos bens e rendas do Estado, ampliando-se então, de forma extraordinária, ocampo de ação da Economia.
Nessa nova fase, devido ao alargamento das dimensões do mundo econômico e à consolidação da figura política do Estado-nação, a Economia passaria então a ser considerada muito mais do que um simples ramo do conhecimento devotado à administração da comunidade doméstica. Suas funções e dimensões também se ampliaram. Na maior parte das obras dos escritorespós-renascentistas, a Economia seria definida como um ramo do conhecimento essencialmente voltado para a melhor administração do Estado, sob o objetivo central de promover o seu fortalecimento.
O Mercantilismo  é a prática econômica típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Durante aproximadamente três séculos foi a prática econômica principal adotada pelos paíseseuropeus, o que só seria quebrado com o questionamento sobre a interferência do Estado na economia e o consequente advento das ideias liberais. Em resumo, o Mercantilismo era o conjunto de ideias econômicas que considerava a riqueza do Estado baseada na quantidade de capital que teriam guardado em seus cofres. Além de suas medidas características, o Mercantilismo também é muito identificado pela forteintervenção do Estado na economia, como já dito. Os Estados ricos e com economias mais solidificadas impunham rígidas normas para defender seus interesses. 
Quando os fisiocratas iniciaram a sua atividade teórica, a economia política ainda não estava separada da política econômica – era ainda, e apenas, um capítulo da arte do governo. Com os fisiocratas termina a época dos percursos e inicia-se aépoca dos fundadores da ciência econômica. Assim, os fisiocratas foram não só uma escola de pensamento econômico, como uma escola de ação política.
Teoria Clássica
Adam Smith (1723-1790) – Considerado pai da economia política e o mais importante teórico do liberalismo econômico – ideal que defendia a livre concorrência, a lei da oferta e da procura e trabalhava a economia como ciência –, foicom ele que houve a separação entre a política econômica e economia política. Seu pensamento afirmava que não era só a quantidade de bens que trazia riqueza para uma nação, mas sim o trabalho que dava origem a prosperidade e desenvolvimento. Sempre enfatizando a produção de renda, foi com a sua obra “A riqueza das nações” que surgiu o pensamento econômico clássico.
Seus livros abordavam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolucao do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolução do pensamento econômico
  • A evolução histórica do pensamento econômico
  • evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!