A evolução do grafismo infantil

Páginas: 10 (2354 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
A EVOLUÇÃO DO GRAFISMO INFANTIL

- Uma criança tem uma forma peculiar de desenhar, de acordo com sua etapa de desenvolvimento.
- Estudo dos desenhos infantis:começou há cerca de 100 anos.
- Uma avaliação projetiva deve levar em conta a cultura, idade e o nível de desenvolvimento do sujeito. Assim, se um dado for freqüente em sujeitos da mesma idade e sexo, ele deve ser considerado mais comocaracterística do nível de evolução do que da personalidade do sujeito => nesse caso, o indicador do problema não será a presença do índice, mas a ausência dele=> Se aparece algo que não é comum naquela idade, terá um significado individual e mais relacionado a características particulares e pessoais da criança.
- É importante descrever as características do desenho em cada fase de evolução,levando em consideração as principais características e conflitos que se apresentam em cada fase de desenvolvimento da criança => Tal referência se justifica pelo fato dos desenhos se constituírem em projeções desses mesmos conflitos e características da idade=> Nenhuma interpretação deve ser feita sem considerar o grau de maturação fisiológica e psicológica da criança dentro do contexto na qual elavive seu cotidiano.
- Seguindo o princípio de que os desenhos da criança evoluem, vários autores, tais como Lowenfeld e Brittain (1970), Stern(1968), Meridieu (1994), Ferreira (2003), Cox (2001), Sans (2001), entre outros, estudaram as características dessa evolução.
- É indispensável ao psicólogo clínico conhecer a evolução do desenho da criança normal quando pensa em estudar os desvios dodesenho infantil e daí tirar conclusões psicológicas, porque sua lógica é diferente da de uma criança com perturbação em seu desenvolvimento, assim como é diferente entre a criança e o adulto primitivo.
STERN

- Preocupado não com o momento cronológico em que surgem as formas gráficas, mas como elas se modificam, se superpõem e se integram formando novas formas.
- A criança pode expressar sensaçõespresentes momentâneas, outras mais primitivas, podendo tais sensações coincidirem no mesmo desenho.
- Primeiro vem a garatuja, com traços descontrolados, sem nenhuma intenção; depois o gesto se torna lento e da garatuja nasce uma forma mais arredondada, porque segue o movimento natural da mão. A forma primária pode alongar-se numa figura mais elíptica ou ovalada, ou esticar em forma de gota, oucomo um quadrilátero achatado:



- CASA: seu estudo deve iniciar-se nas origens do desenho: gota => pré-casa => casa; ou quadrilátero => retângulo => casa. A gota e o quadrilátero evoluem separadamente para reunir-se em seguida e formar um objeto no espaço, num processo de interpenetração
- FIGURA HUMANA: tem sua origem numa das primeiras formas que a criança desenha: o círculo. Percorre umcaminho com figuras iniciais carregadas de grande potencial de expressão que vão se aperfeiçoando até terminar num papel secundário. Temos três ramos por onde pode evoluir a figura humana, que expressam sensações que pertencem a diversos sistemas estruturais. Não quer dizer que uma criança pertença a alguma dessas três famílias ou que recorre a uma delas sistematicamente.



- Na medida emque vai evoluindo, tanto os pés da mesa, como os braços tendem a se aproximar do chão e a estrada caminha da verticalidade para a horizontalidade e vice-versa para chegar a uma existência espacial.


LOWENFELD E BRITTAIN

ETAPA DA GARATUJA (18 meses-4 anos): Enfatizam a importância da primeira infância e da arte no desenvolvimento da criança.
1-) Garatuja desordenada: traços desordenados erepetidos que variam em longitude e direção => A criança pode olhar para os outros enquanto desenha, não tendo controle visual sobre o que faz => Esse primeiro rabisco é um passo relevante no desenvolvimento, já que consiste na expressão que conduzirá a criança tanto ao desenho quanto à palavra escrita=> E por basear-se no desenvolvimento físico e psicomotor da criança, esse rabisco não constitui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Evolução do Grafismo
  • Grafismo Infantil
  • Grafismo Infantil
  • Grafismo Infantil
  • Grafismo infantil
  • Evolução do grafismo
  • Grafismo Infantil
  • Grafismo Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!