A evolução do centro de itabira

Páginas: 33 (8246 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
INTRODUÇÃO



O presente trabalho monográfico, constitui um estudo geográfico do Centro de Itabira, uma das antigas aglomerações urbanas do estado de Minas Gerais, nascida como tantas outras, devido a exploração do ouro.
O espaço urbano de Itabira pode ser caracterizado por diferentes ciclos e principalmente, pelo ciclo do ouro ao qual percebemos sua expressão através das ruasíngremes, estreitas e tortuosas típicas das cidades do ciclo da mineração no Brasil, o que caracteriza o Centro Histórico de Itabira.
Saint-Hillaire (1938, p.237) , em sua visita a Itabira em 1817, afirma (...( a história das minas de Itabira é também a da povoação desse nome”. Essa afirmação de Saint- Hillaire, ainda é válida, pois a história das minas continuam ligadas à cidade deItabira. A expansão urbana e sócio econômica que a cidade vem sofrendo desde a década de 1940, está associada com a principal atividade extrativa exercida pela Companhia Vale do Rio Doce; a mineração de minério de ferro.
Essa monografia tem como objetivo analisar a evolução do Centro de Itabiraao longo do tempo, tendo em vista as transformações e mudanças ocorridas a partir da instalação da atividade extrativa monoindustrial na cidade, em 1942, que impulsionou o desenvolvimento da cidade em todos os aspectos.
A paisagem e a função urbana de Itabira são marcada pela exploração de minério deferro. A cidade e seus habitantes acompanharam a evolução de um pequeno lugarejo, onde encontrava-se facilmente ouro de aluvião e mais tarde, a uma cidade do minério de ferro responsável pelo abastecimento desse mineral aos países desenvolvidos.
Os motivos que levaram à escolha do tema são: Conhecer os processos e as formas espaciais responsáveis pela organização espacial urbana de Itabira,sobretudo do Centro, e oferecer uma contribuição para futuras análises do espaço urbano, enfocando os processos espaciais que ocorreram na produção desse espaço sob a hegemonia da monoindústria extrativa mineral por mais de sessenta anos.
Nesse estudo, analisou-se uma área pequena, correspondente ao Centro, esse, teve seu espaço construído a partir das relações sociais que nele sedesenvolveram no decorrer principalmente das três últimas décadas.
Esse trabalho baseou-se em pesquisas bibliográficas sobre a cidade e o tema espaço urbano, entrevistas com moradores antigos, comerciantes e outros atores sociais, e sobretudo, trabalho de campo e análise de documentos cartográficos, como mapas, fotos aéreas e fotos da área estudada, constituindo assim, a base teórica para o estudoora proposto.
• A primeira etapa teve como objetivo construir um referencial teórico por meio de uma revisão bibliográfica que foi elaborada através de livros referente ao tema espaço urbano, relacionados aos aspectos identificados na ocupação do Centro, levantamento de conceitos e definições inerentes ao tema e as mudanças ocorridas no espaço urbano do Centro de Itabira para compreendercomo o espaço urbano se configurou e quais as funções urbanas cristalizaram-se ou descentralizaram-se de acordo com as mudanças sócio-econômicas e as demandas espaciais criadas pelas atividades produtivas e outras instalada em Itabira;
• A segunda etapa do trabalho, teve constou de entrevistas estruturadas e gravadas com moradores e comerciantes do bairro Centro de Itabira, para verificar apercepção deles sobre a evolução desse espaço.
• A terceira etapa está relacionado com a observação de fotos antigas e diversas vista no local.
No primeiro capitulo será abordado a origem, características e processos de ocupação do espaço urbano da cidade de Itabira. Já o Segundo capítulo retratará Itabira do núcleo primitivo ao centro histórico atual., enfocando as mudanças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Evolução da Economia do Estado de Goiás e suas Relações com o Centro
  • GEOGRAFIA ITABIRA
  • FOlha Itabira
  • SENAI ITABIRA
  • Centro
  • Centro
  • centro
  • Centros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!