“A evolução do capitalismo”

Páginas: 7 (1554 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
“A EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO”

Resenha apresentada como requisito parcial para a obtenção de conceito na disciplina de Teoria das Organizações do Programa de Pós-graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia.

Docente: Prof. Dr. Theofilo Alves de Souza Filho

PORTO VELHO

2012

RESENHA: DOBB,Maurice. A Evolução do Capitalismo. Rio de Janeiro: LTC, 1987.CAPÍTULO I - O CAPITAL

O autor da obra “A Evolução do Capitalismo” Maurice Dobb, é um clássico da história econômica, Dobb, é professor emérito de economia da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Nesta obra o autor tem como objetivo traçar de forma evolutiva e didática todo o processo de evolução do capitalismo. No capítulo I, o autor traça uma discussão sobre o conceito de capitalismo,primeiro o autor afirma que o conceito de capitalismo está muito atrelado ao Laissez-faire e ao livre empreendedorismo, ou seja seria o conceito nesta visão como o espírito de empreender.

Em segundo lugar o autor faz uma referencia ao conceito mais traçado dentro da história que implica em afirmar o capitalismo como organização de produção para um mercado distante enfatizando mais as relaçõessociais.

Em terceiro lugar, temos o significado mais Marxista, que não buscava a essência do capitalismo num espírito de empresa, este conceito mais usado por Marx toma uma forma mais técnica é se estende para a economia clássica como se fosse uma técnica de produção se desvinculando um pouco menos como organização de produção e mais como uma relação social de apropriação de poder entre o capitalistae o proletariado.

CAPÍTULO II - O DECLÍNIO DO FEUDALISMO E O CRESCIMENTO DAS CIDADES

O Autor nesse capítulo faz uma discussão acerca do declínio do feudalismo, e afirma que para a Dra. Helen Cam, no regime feudalista a posse das terras representava a fonte do poder político, portanto, para o historiador da economia o cultivo da terra pelo exercício de direitor sobre as pessoas. A ênfase dadiscussão acerca do feudalismo se fundamenta na relação jurídica entre o vassalo e suserano, nem na relação entre produção e destinação do produto, mas na relação entre o produtor direto e seu superior imediato, ou Senhor. A causa do declínio feudal foi a ascensão da economia monetária que elevou a intensificação da servidão logo, esta foi a causa do declínio feudal.

Diante das idéias tecidaspelo autor, compreende-se que diante de grandes estágios evolutivos da economia, quaisquer regime que se caracterize como uma forma de exploração do homem sobre o homem de forma desumana tende ao fracasso, dada sua ineficiência no processo de produção que não se caracteriza como modo de produção organizado e orientado ao mercado.

CAPÍTULO III - A EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO.

Nos primórdios docapitalismo a produção era executada por pequenos produtores em suas terras, donos de seus próprios instrumentos de produção, que comerciavam livremente seus próprios produtos. Logo, a produtividade do trabalho e a unidade de produção eram pequenas.

Portanto, na sociedade feudal a fonte de toda a riqueza se concentrava na aristocracia e consistia na exploração do proletariado, na forma de umtrabalho obrigatório de seus servos que provinham além do necessário para o consumo, sendo que esse excedente, (que era pequeno), proporcionava a riqueza.

Assim como na sociedade rural, na nova sociedade urbana a riqueza também é oriunda da produção, contudo, esse excedente era maior, a produtividade era maior em virtude de novas técnicas de produção que por meio de ganhos de eficiência acabavam queproduzindo a riqueza, surgindo um capital mercantil inicial.

A riqueza proveniente da burguesa era “produzida” e não “consumida”, “produzida” pelos próprios serviços que a disseminação do comercio executava para o produtor direto ou o consumidor aristocrático. Na época a falta de desenvolvimento do mercado, a incapacidade dos produtores em ultrapassar a escala regional na troca de produtos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução do capitalismo
  • A evolução do capitalismo
  • A EVOLUÇÃO do CAPITALISMO
  • Evolução do capitalismo
  • a evolução do capitalismo
  • Resumo sobre evolução do capitalismo
  • A relação do capitalismo com a evolução do trabalho
  • A evolução do capitalismo moderno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!