A evolução da educação

Páginas: 7 (1716 palavras) Publicado: 9 de junho de 2011
A educação no Renascimento tornou-se moda e fonte de preocupação,Exigência diante da nova concepção de homem;Ideal de cortesia e de cultura literária típica do humanismo;Não ocorre preocupação com a expansão de escolas populares.
É o homem da nobreza e da burguesia que quer ser educado.Aparecimento de colégios é fenômeno de uma nova imagem da infância e da família.Esboços de uma teoria daeducação, com fragmentos de reflexão pedagógica.
No Brasil, há a chegada dos jesuítas e de seu ensino voltado àcatequisação dos índios.A educação na colônia assume papel de agente colonizador.

QUINTA-FEIRA, 7 DE AGOSTO DE 2008
A evolução da Educação
A educação no século XVII
No século XVII , continuam os esforços de institucionalização da escola , com uma legislação referente àobrigatoriedade , programas , níveis e métodos . Mas o monopólio das escolas ainda pertence à Companhia de Jesus . Em 1615 os jesuítas possuem 572 colégios espalhados pelo mundo , serão 769 em 1705 . Apesar de organizados e competentes , eles representam o ensino tradicional escolástico com ênfase no latim e na retórica e desprezo pelas ciências e pela filosofia moderna . A orientação Moderna , tem umpressuposto realista . O realismo ( do latim , res = coisa ) pedagógico , ao considerar que a educação deve partir da compreensão das coisas e não das palavras , exigirá uma nova didática . Nesse trabalho de instauração da nova escola se empenham educadores leigos e religiosos .
A educação pública
Escolas surgiram na Alemanha , por inspiração da Reforma , estas tendiam a buscar a universalização doensino elementar , tem em vista a divulgação religiosa . No século XVII continua a existir essa tendência , que se contrapõe , portanto , ao ensino elitista dos jesuítas , predominantemente centrado no nível secundário . Em 1619 o ducado de Weimar regulamenta a obrigatoriedade escolar para todas as crianças de 06 a 12 anos . Em 1642, o Duque de Gotha legisla não só a respeito da educação primariaobrigatória , como também quanto aos níveis , horas de trabalho , exames regulares e inspeção . A seguir , em outras localidades surgem preocupações desse tipo , inclusive quanto à necessidade da formação de mestres . A guerra de trinta anos ( 1618-1648) , dificultou a efetiva realização de tais projetos , mais os alemães conseguem , na Europa , os melhores resultados , no que se refere à EducaçãoPublica . Na Franca , dentro do ideal de escola publica , podemos destacar o trabalho do Abade Charles Démia ( 1636 -1689) , que em 1666, publica um livro defendendo a necessidade da educação popular . Sob sua influencia e direção foram fundadas diversas escolas gratuitas para crianças pobres , inclusive um seminário para a formação de mestres . Segundo o pedagogo francês Compayré , essas escolasvisavam instrução religiosa , disciplinar e de trabalhos manuais , de tal modo que as “escolas vinham a ser agencias de informação ou lugares de mercado em que as pessoas abonadas pudessem ir buscar servidores domésticos ou empregados comerciais ou industriais “ . Ora , isso ocorre justamente na cidade francesa de Lyon , importante centro fabril e mercantil ( necessitada , pois , de mão de obra comcerta instrução ) e palco de freqüentes revoltas operarias ( e portanto , exigindo maior ação disciplinar ) . Ainda na Franca , outra tentativa importante de instrução elementar gratuita para os pobres é levada a efeito por João Batista de lá Salle que , em 1684 , funda o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristas . Sua obra , espalha-se nos séculos seguintes pelo mundo , ampliando a áreas de açãopedagógica para o ensino secundário e superior e também para a formação de professores . La salle privilegia o francês em detrimento do latim e prefere lições praticas para os alunos , divididos em classes e separados por níveis de dificuldade .
Congregações – Os oratorianos , da Congregação do Oratório , fundada em 1614 , cuidam da educação de crianças ricas . Foram opositores constantes do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução da educação
  • Evolução da educação
  • Evolução da informatica na educação
  • Evolução do conceito de Educação Ambiental
  • Evolução Histórica da Educação Fisica
  • A Evolução da Educação a Distância no Brasil
  • historias e a evolucao da educacao fisicas
  • Resumo: EVOLUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!